7 Desafios comuns enfrentados por uma equipe Scrum - Site Campus

7 Desafios comuns enfrentados por uma equipe Scrum

7 Desafios comuns enfrentados por uma equipe ScrumUma equipe Scrum tem diversas funções que são divididas entre si e entre essas funções naturalmente surgem muitos desafios para serem enfrentados.

A Scrum Development Team, também conhecida como equipe de desenvolvimento, é responsável pelo desenvolvimento do produto e possui todas as habilidades essenciais necessárias para realizar o trabalho do projeto.

O time de desenvolvimento Scrum garante que as coisas possam acontecer da forma que o framework prevê. As características de um time Scrum eficiente são muito próprias e únicas para esses projetos.

Eles têm um alto nível de colaboração para maximizar a produtividade, de modo que a coordenação mínima é necessária para fazer as coisas fluírem e o projeto entregar valor para o cliente.

Em um projeto Scrum são os membros da equipe Scrum que são os responsáveis pela entrega do produto ou serviço desejado, e não o “Scrum” em si.

Pessoas acima de processos e ferramentas, certo?

Mas mesmo cheio de habilidades diversas e com autonomia para gerenciar seu próprio trabalho, uma equipe Scrum tem diversos desafios que são enfrentados ao longo de seus projetos.

Confira 7 desafios comuns enfrentados por uma equipe Scrum:

  1. Entender os requisitos do cliente e a abordagem para desenvolver a solução

O time de desenvolvimento Scrum é composto por membros com diferentes níveis de experiência e ponto de vista. Assim, todos os membros devem estar muito bem alinhados com os requisitos do cliente para desenvolver com sucesso o produto e satisfazer (ou exceder) as suas expectativas com aquele projeto.

  1. Unir-se para atingir os objetivos do projeto

O time de desenvolvimento Scrum trabalha em unidade, mas consiste em membros de diversos grupos e pensamentos diferentes. Esta diversidade pode levar a atrito dentro da equipe, especialmente na fase formativa do projeto. Assim, a equipe deve se esforçar para funcionar como uma unidade em quaisquer conflitos internos que possam interromper o trabalho.

  1. Criar um ambiente colaborativo

A colaboração se refere a uma equipe compartilhando proativamente pensamentos, ideias e conhecimentos para superar desafios ou para melhorar a qualidade de um produto. Colaborar pode ajudar uma equipe a entregar produtos de alta qualidade em menor tempo. A partilha de conhecimentos entre as pessoas de uma equipe para entregar valor para o cliente é uma parte importante da colaboração.

  1. Estar preparado para as solicitações de mudança do cliente

Projetos Scrum são caracterizados por muitas mudanças, dependendo das necessidades do cliente. As solicitações de mudança podem ser iniciadas devido a condições de mercado, mudanças nas preferências dos usuários, parâmetros financeiros, etc. Portanto, os membros da equipe Scrum devem ser capazes de dar conta das solicitações de mudança, já que o objetivo de um projeto Scrum é entregar o máximo possível de valor para o cliente. Sempre respeitando os limites da Sprint, claro!

  1. Habilidade de negócio para se comunicar com partes interessadas

As equipes precisam frequentemente interagir com os proprietários do produto e os patrocinadores. Embora a equipe Scrum possua habilidades técnicas, é importante que a equipe também possua conhecimento de negócios adequado para poder interagir melhor com as pessoas envolvidas no projeto e negociar o que for preciso durante o andamento das atividades. Esta responsabilidade é inicialmente do Dono do Produto, mas é importante saber falar a língua do cliente para entender, também, o Dono do Produto.

  1. Garantir que a velocidade de entrega da equipe satisfaça ao projeto

A equipe deve trabalhar em um ritmo que é sustentável. Isso significa que a equipe não deve superestimar nem subestimar tarefas. Mesmo que no começo do projeto algumas estimativas possam ser difíceis, após alguns sprints as equipes devem ser capazes de estimar com mais precisão. A equipe deve entender seu ritmo e tornar o projeto saudável para todas as partes envolvidas.

  1. Garantir processos de melhoria contínua

A equipe Scrum é responsável pela melhoria contínua do processo ao longo de um projeto. As equipes devem participar proativamente de reuniões diárias, reuniões de retrospectiva e reuniões de Sprint para compartilhar sua aprendizagem e garantir que a cada novos desafios superados possa acontecer uma melhoria de processos.

Caso haja alguma dúvida, entre em contato.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,