Descubra a importância do gerenciamento de riscos para projetos

A Importância do Gerenciamento de Riscos para o Sucesso de Projetos

Você sabe qual a importância do gerenciamento de riscos para o sucesso de seus projetos? Produzimos um conteúdo para você compreender a importância de uma gestão de riscos efetiva.

Uma estratégia de gestão de riscos efetiva permite que você identifique os pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças do seu projeto. Quando você planeja respostas para eventos incertos, você estará pronto agir caso eles ocorram – ao invés de ser pego de surpresa.

Para garantir o sucesso do projeto, é importante que você defina a forma como vai lidar com os riscos potenciais para que possa identificar, mitigar ou evitar problemas. Gerentes de projetos bem sucedidos reconhecem que gerenciar riscos é fundamental, porque para atingirmos as metas de um projeto, dependemos de planejamento, preparação e resultados que contribuam para que os objetivos estratégicos sejam alcançados.

Planos

O planejamento da gestão de riscos contribuí para o sucesso do projeto, estabelecendo uma lista de riscos internos e externos. Este planejamento inclui a identificação de riscos, probabilidade de ocorrência de riscos, impacto potencial dos riscos e ações propostas.
Aquecimento Black Friday Site Campus
Projetos de baixo risco geralmente têm pouco ou nenhum impacto no custo, cronograma ou desempenho. O Risco moderado causa algum aumento no custo, a interrupção do cronograma ou desvios de desempenho. Projetos de alto risco podem provocar um aumento significativo no orçamento, a quebra do cronograma ou problemas de desempenho.

Identificação

Para garantir que os projetos sejam executados sem problemas, os gerentes de projetos apresentam o seu planejamento para os patrocinadores do projeto, partes interessadas e membros da equipe. Isso define as expectativas para as pessoas que fornecem o financiamento e são afetadas pelos resultados. Essa preparação garante que o projeto caminhe bem. Ao identificar, evitar e lidar com riscos potenciais com antecedência, você garante que a sua equipe responda de maneira correta quando surgir desafios e também quando precisar de alguma intervenção.

Resultados

Ao definir os processos de gerenciamento de riscos adequados para a sua empresa, você provavelmente terá sucesso através da minimização e eliminação dos riscos negativos para que os projetos possam ser finalizados dentro do prazo estipulado. Isto permite que você cumpra o orçamento e também os objetivos traçados. Quando você não tem estratégias de gestão de riscos em andamento, seus projetos ficam expostos a diversos problemas e podem tornar-se vulneráveis.

Uma estratégia de gestão de riscos eficiente permite que sua empresa maximize os lucros e minimize as despesas em atividades que não produzem nenhum retorno sobre o investimento. Líderes de sucesso costumam priorizar o trabalho em curso – ou selecionar projetos – com base nos resultados produzidos, apesar das estimativas.

Avaliação

Avaliar o sucesso de seus projetos é de grande importância para você possa utilizar os aprendizados em seus próximos projetos, da mesma forma, também é importante avaliar o impacto de suas atividades em reduzir a exposição aos problemas, bem como explorar as oportunidades sobre os pontos fortes do projeto. Por exemplo, se você desenvolver e entregar um programa de treinamento sobre segurança na internet, incluindo phishing, vírus e roubo de identidade; se faz necessário medir o número de chamadas que o suporte técnico recebeu sobre estes problemas durante e após o programa de treinamento – se reduziram, você pode assumir que as suas iniciativas na gestão de riscos têm contribuído para o sucesso, caso contrário, é melhor rever o seu programa de treinamento ou mesmo se a estratégia foi a mais adequada.

Clique aqui e veja uma aula sobre o Gerenciamento de Riscos do nosso curso preparatório para a certificação PMI – RMP – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,