A Liderança Moderna nas Organizações
Categorias: Agile, Carreira e Educação
No artigo desta semana começo com uma famosa frase de “Peter Drucker” que diz: As únicas coisas que acontecem naturalmente dentro de uma empresa são: atritos, confusão e má performance. Todas as outras coisas são resultados de liderança.
De fato este é um assunto extremamente extenso e interessante, mas o objetivo do artigo é despertar a sua curiosidade e acordar o seu líder interior.
A função de liderança dentro das empresas é de fundamental importância para garantir bons resultados. Percebemos que, com a chegada das novas gerações de profissionais ao mercado de trabalho, os modelos tradicionais de liderança baseado na autoridade e no poder não tem surtido efeito positivo, e diante disso se fez necessário a adequação de abordagens modernas com um modelo de liderança focada em colaboração, reconhecimento, compartilhamento e trabalho em equipe.
Um líder moderno se preocupa com os seguintes pontos:
Metas claras e objetivas
Deixar claro para seus seguidores quais são os objetivos e metas a serem alcançados. Construção do propósito para obter o engajamento humano.
Característica motivacional
Motivar seus colaboradores de forma a obter bons resultados e estimula o desenvolvimento profissional.
Trabalho em equipe
Como toda equipe é multi-disciplinar, precisa aprender e dividir conhecimento com o time. Saber atribuir tarefas corretas no momento certo e para o profissional adequado. O líder precisa fazer parte do dia a dia da equipe sempre que possível.
Responsabilidades
O papel de liderança significa assumir a responsabilidade sobre quaisquer problemas que possam acontecer em sua equipe. Precisa proteger o time ao invés de apontar culpados, a não ser ele próprio. O líder precisa ter consciência de que todas as ações de uma equipe podem ser previstas ou evitadas.
Fornecer feedbacks construtivos
O Líder precisa dar feedbacks construtivos e orientações aos integrantes, mostrar pontos de melhorias e pontos que precisam de atenção. Um Líder também precisa ser um bom ouvinte sem julgamento, pois é necessário saber lidar com feedbacks de si próprio mesmo quando são negativos.
Participativo
Participar de forma ativa dos projetos e acompanhar os resultados sempre que possível para identificar desvios e corrigir problemas a tempo.
Delegar
Líderes modernos trabalham de forma descentralizas dando oportunidades de desenvolver novos líderes dentro do time de projeto.
Comunicação
O líder moderno precisa saber se expressar e se comunicar de forma clara e objetiva tanto dentro do time de projeto, quanto dentro da organização ou com clientes externos. Uma comunicação clara e objetiva simplifica o entendimento de todos os envolvidos.
Por fim, liderar é despertar nos outros o desejo de se tornar melhor, de fazer melhor. É auxiliar os outros a melhorarem como profissionais e pessoas.
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