Agile Coach: saiba mais sobre o especialista em resultados das empresas

Agile Coach: saiba mais sobre o especialista em resultados das empresas

Idealize um profissional com conhecimento aprofundado em métodos ágeis (Kanban, Scrum) e também em Coaching. Unindo estas duas funções, temos um Agile Coach. Na prática, este profissional é responsável pela formação e desenvolvimento das equipes multifuncionais aplicando a filosofia ágil no dia a dia. Mas, de fato, você sabe o que é o dia a dia de um Agile Coach e como se tornar um?

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que a função deste profissional vai além de coordenar e capacitar um time de TI em frameword ágil x ou y. Ele terá que estimular e garantir com que a instituição apresente melhores resultados nas mais variadas dimensões com as ferramentas ágeis cabíveis para solucioná-los.

Agile Coach: saiba mais sobre o especialista em resultados das empresas

Papel do Agile Coach

Este profissional tem como missão principal fazer com que a equipe não só entenda e exerça os ensinamentos essenciais de múltiplos métodos ágeis (e da filosofia), como aprenda também a lidar com os desafios à medida em que eles vão surgindo. Este profissional também colabora na transição ágil e na transformação de empresas, como um guia, um mentor.

Quais são as competências de um Agile Coach?

Este profissional precisa desenvolver valores e princípios que vão além da capacidade de compreender e aprender as estruturas ágeis em nível prático. Dentre estas competências, podemos citar:

1. Coaching profissional;
2. Capacidade de realizar mentoria;
3. Capacidade de ensino para compartilhar o conhecimento certo;
4. Domínio Técnico em Agile;
5. Foco em negócios;
6. Aptidão para transformação. Formar, desenvolver e liderar pessoas;
7. Domínio da filosofia Lean, Agile, DevOps, Kaizen.

Quanto ganha um Agile Coach?

Um Agile Coach pode ganhar em torno de R$ 6.000,00 a 16.000,00. Alguns critérios como habilidades, experiência e até a cidade onde a vaga está sendo aplicada podem influenciar na variação salarial.

Como me torno um Agile Coach? Formação e experiência são imprescindíveis!

Tornar-se um Agile Coach exige formação e experiência. Geralmente, um profissional Scrum Master com experiência em guiar pessoas tende a se transformar em um Agile Coach. O curso PSM é super indicado, porque ele vai ajudar a entender o que é o pensamento ágil e ensinar técnicas de Scrum Master, que são muito utilizadas por Agile Coaches. Além disso, faz-se necessário desenvolver praticar habilidades em um contexto ágil ligadas ao ensino, mediação de conflitos, orientação, resolução de problemas e coaching profissional.  

Adquira conhecimento prático

Todas as experiências que você já teve com equipes em projetos ágeis poderão fazer com que você presencie situações onde há fraquezas e lacunas em suas habilidades. Por último, mas não menos importante, é crucial lembrar que ser um Agile Coach requer prática. 

Gostou do conteúdo? Você também pode sugerir pautas através do e-mail  gustavo.carvalho@sitecampus.onmicrosoft.com! Aproveite para conferir este e outros conteúdos assinando a nossa newsletter! Ela é atualizada semanalmente com conteúdos sobre gerenciamento de projetos e agile! 

Um abraço,

Gustavo Carvalho

Jornalista & Editor do Blog Site Campus

#
Fale com o Site Campus

Tags:, ,