Agile é uma filosofia ou ferramenta, não uma solução - Site Campus

Agile é uma filosofia ou ferramenta, não uma solução

Agile é uma ferramenta, não uma solução

Muitas vezes ferramentas e métodos são vistos como a solução final para todos os problemas que existem. Mas nenhuma ferramenta irá gerar valor se for usada apenas por ser usada.

Não existem dúvidas que as metodologias ágeis estão focadas em entregar alto valor para os clientes e, ao mesmo tempo, adaptar-se às mais diversas situações emergentes que surgem mantendo o alto desempenho do projeto.

Seja Scrum, XP ou Kanban, todo o esforço ágil tem sido feito para projetar métodos que ajudem a sempre atentar-se para essas situações em que se que demonstre valor constante para o cliente final.

Para que os métodos ágeis possa ser bem sucedidos quando usados, todos que estão envolvidos no projeto precisam entender a filosofia de ser ágil, e não apenas as técnicas de fazer ágil.

No entanto, organizações que dependem exclusivamente do agile para garantir o sucesso de um projeto podem estar cometendo graves erros.

Ferramentas ágeis são boas conforme as equipes que lidam com elas. Por exemplo, uma organização que tem uma visão de negócio ruim e seleciona os projetos errados para priorizar, não pode esperar resolver todos os seus problemas porque adotou métodos ágeis em seus projetos.
Black Week Site Campus

Nenhum método ou ferramenta irá resolver seus problemas se você não souber como usar os benefícios que cada um deles oferece ao seu negócio.

Antes de tentar usar o agile como uma solução para algum problema, é necessário entender muito bem qual problema você tem e o que você precisa fazer para resolvê-lo. Se a percepção disso levar você aos métodos ágeis e você souber como usá-los, suas chances de sucesso são grandes.

Outro erro que pode acontecer é querer usar agile porque está na moda ou porque é bonito dizer que você usa métodos ágeis.

Amigo, se você gerar valor com seus projetos e entregar realmente o que precisa ser entregue e usando os projetos para atingir objetivos estratégicos, então esqueça o nome que vai ser dado para isso agora. Pense na geração de valor e em fazer a coisa certa, depois adapte os métodos que você usa com as metodologias e ferramentas que o mercado lhe oferece.

Falhar é comum, mas responder rapidamente às falhas e corrigir os problemas no meio do caminho sem deixar o mundo cair é que mostrará o valor da metodologia que você resolveu usar.

Métodos ágeis estão aí para contribuir para você, não para resolver seus problemas sozinhos sem nenhum esforço.

Aprenda a usar as tendências e os métodos que surgem como auxiliares (ou não) para você e seus projetos, selecionando e usando de forma adaptada à sua realidade cada uma dessas ferramentas.

Clique aqui e veja uma aula sobre a importância da utilização do Scrum de nosso curso preparatório para a certificação SFC da SCRUMStudy – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,