Agile: Por que ter um Product Owner? - Site Campus

Agile: Por que ter um Product Owner?

Agile: Por que ter um Product Owner?

O Product Owner tem um papel muito importante para conectar o time Scrum às expectativas do cliente. Confira nesse artigo por que ter um Product Owner.

O Product Owner é o ponto central do projeto ágil e é quem exerce a liderança sobre o produto que está sendo desenvolvido.

Ele exerce uma importante função em um projeto Scrum para garantir que o mesmo gere valor para o cliente final.

O Product Owner é a pessoa que define os itens que compõem o Product Backlog e os prioriza nas reuniões de planejamento da Sprint.

E isso é muito importante hein! É ele quem é responsável pelo backlog do produto que está sendo desenvolvido, então tudo o que está acontecendo e vai acontecer passa por suas mãos.

Se o Product Owner não for capaz de expressar com muita clareza o que o cliente quer, o resultado final pode ser desastroso.

Será que depois de dizer isso vocês me permitem usar a imagem mais clássica e conhecida do gerenciamento de projetos?
Promoção de Julho Site Campus

Agile: Por que ter um Product Owner?

A equipe se compromete a executar um conjunto de atividades no Sprint e o Product Owner se compromete a não trazer novos requisitos para a equipe durante o Sprint.

Atuando como uma interface entre o cliente e a equipe de desenvolvimento, esse papel compreende todos os requisitos do negócio e os refina continuamente junto ao cliente, sempre comunicando à equipe do projeto todas as necessidades que irão gerar valor na entrega daquele projeto.

O Product Owner precisa ter um bom senso de negócios para priorizar os requisitos que serão desenvolvidos ou não pela equipe do projeto.

Os clientes sempre têm expectativas enormes a respeito de seu projeto e do que será lhe entregue de valor.

Já imaginou se essas expectativas não fossem bem alinhadas com a equipe que está desenvolvendo o produto? O caos e o desastre do projeto já estaria encomendado.

Além de auxiliar para que as necessidades do cliente sejam atendidas pelo projeto, o Product Owner precisa estar atento a forma como essas necessidades estão sendo atendidas, ou seja, se o produto ou serviço que está sendo produzido pelo projeto irá suprir as expectativas e tornar o cliente satisfeito.

Sem o Product Owner as coisas até poderiam ser feitas, mas é aquela velha história que todo mundo já cansou de ouvir do Peter Drucker, que diz que não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito.


 

Sobre o Autor

William Meller é fundador do Portal Sucesso Jovem, profissional de TI e projetos e voluntário no PMI.


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,