Alguns estilos de liderança no Scrum - Site Campus

Alguns estilos de liderança no Scrum

Alguns estilos de liderança no Scrum

Liderança boa é aquela que funciona para todos e gera sinergia entre líder e liderados. Mas será que o Scrum tem estilos próprios de liderança?

Os estilos de liderança variam dependendo da organização, da situação e até mesmo dos indivíduos e objetivos específicos do projeto Scrum.

O estilo de liderança determinará a cultura de trabalho da equipe e também o comportamento dos membros da equipe Scrum.

Em um projeto Scrum, o líder tem papéis fundamentais para facilitar a vida das pessoas envolvidas no projeto e ser um verdadeiro servidor, que ajuda seus liderados a resolverem seus problemas e não terem pedras pelo caminho.

Alguns estilos de liderança comuns no ambiente do projeto Scrum:

Autocrático: Os líderes autocráticos não delegam os poderes aos outros e os poderes de decisão ficam repousados ??com o líder. Eles não tomam as sugestões dos outros e obrigam os outros a seguir suas decisões ou ordens. Neste estilo de liderança, os funcionários acabam não tendo qualquer liberdade para apresentar suas opiniões.

Democrático: Este estilo de liderança é completamente oposto ao estilo autocrático. Aqui, o líder é o representante dos funcionários e é selecionado com o consentimento de todos os membros da equipe. Ele toma sugestões, insumos e discute com os membros da equipe antes de tomar a decisão. No entanto, o poder ainda permanece com o líder e a responsabilidade é delegada aos membros da equipe.

Desleixado: O líder neste estilo de liderança dificilmente está interessado em supervisionar a atividade da equipe Scrum e seu desempenho. Os membros da equipe são deixados quase que sozinhos para realizar e atingir os objetivos. Em tal estilo de liderança, os impedimentos enfrentados pela equipe não são removidos e isso pode levar ao fracasso dos projetos.

Servidor: Líderes servidores escutam e geram empatia, compromisso e perspicácia ao compartilhar poder e autoridade com os membros da equipe. Líderes servidores são aqueles que realmente servem à sua equipe e que conseguem resultados, concentrando-se nas necessidades da equipe. Este estilo é a personificação perfeita do papel do Scrum Master.

Delegador: Estes líderes delegam a autoridade e responsabilidade aos membros da equipe. Os membros da equipe podem tomar as decisões e assumir a responsabilidade de suas atividades. Isto é feito quando o líder sente que os membros são competentes o suficiente para as decisões. O líder é convidado a se envolver na tomada de decisão somente se for exigido pela situação.

Direcionador: Fornecem instruções aos membros da equipe em cada tarefa que precisa ser executada. Este tipo de liderança pode reduzir a confiança dos membros da equipe e eles sempre acabam esperando o líder para orientá-los em cada pequeno decisão.

Depois de conhecer alguns estilos de liderança, você talvez conclua que existem pontos de alguns que podem ser aproveitados e outros estilos em que nada se salva.
Mas talvez concorde que o estilo de liderança servidora sempre irá se encaixar em qualquer ambiente pelo simples fato de estar focado em pessoas.

Caso haja alguma dúvida, entre em contato.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,