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Aprenda a compartilhar conhecimento em sua empresa

Aprenda a compartilhar conhecimento em sua empresa

Há uma ligação muito grande entre o sucesso de equipes de alta performance e a forma como as pessoas compartilham o conhecimento entre elas.

Você atua em uma organização que com certeza não quer ficar para trás de seus concorrentes e jamais irá recuar para estratégias que possam alavancar o seu crescimento, uma empresa competitiva precisa adquirir, renovar e disseminar o conhecimento que utiliza para operar seus negócios e se manter inovadora no mercado.

Grande parte das organizações ainda não consolidou essa cultura, talvez por descaso ou porque não saibam como agir de maneira efetiva, garantindo a segurança que necessitam. A organização só é beneficiada quando o conhecimento é difundido, transferido, compartilhado e alavancado, ou seja, quando existem canais de rede de comunicação dentro da organização que facilitam a troca de informações e experiências.

Mas compartilhar conhecimento não deve ficar somente sob responsabilidade da sua organização e não deveria ser uma tarefa que seus chefes precisam delegar para alguém realizar com data e hora de entrega.

Na verdade o conhecimento é algo que não se espera que exista diretamente em um processo para ser passado adiante. A troca de conhecimento entre as pessoas acaba acontecendo de forma natural entre colegas de trabalho que conversam sobre a resolução de um problema qualquer.

Obviamente é muito bom ter um processo definido que inspire as pessoas a compartilhar o conhecimento entre si e, principalmente, garantir que as lições aprendidas com cada produto ou projeto possam ser salvas no banco de conhecimento da organização.

Temos dois tipos de conhecimentos passíveis de serem compartilhados: o tácito e o explícito.

O explícito é formal e sistemático e pode ser facilmente comunicado e distribuído através de manuais de procedimentos, relatórios, etc.

Já o tácito é pessoal, de difícil formalização e comunicação, pois está relacionado ao discernimento, compreensão, instinto do indivíduo.
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Ou seja, o tácito está incorporado nas pessoas e o explícito em processos, serviços, registrado em documentos, mas a ideia desse artigo é focar na troca de informações que acontece de forma informal entre as pessoas e que também é uma responsabilidade sua.

Tudo o que você sabe poderia ser compartilhado com as pessoas da sua organização para ajudá-las a evoluir em suas carreiras e em seus projetos. Faça isso sem medo de que você seja passado para trás por alguém, porque você passa a ser visto como uma referência quando ajuda outras pessoas com seu conhecimento. O seu próprio crescimento está atrelado à sua disposição em contribuir para o crescimento do outro.

Compartilhar conhecimento em um ambiente de trabalho não se trata apenas de dividir ou repassar informação, mas sim abrir espaço para a troca, para o crescimento tanto pessoal quanto profissional, seu e do outro. Acredito fortemente que ajudar as pessoas a crescerem e evoluírem com seu conhecimento pode ser muito benéfico para você e para que o seu próprio conhecimento possa tomar proporções ainda maiores.

Aproveite a era do conhecimento e das redes sociais para formar em você a referência que as pessoas buscam para determinado assunto e construa isso aos poucos, tijolo a tijolo, dentro da empresa onde você já atua hoje. Os frutos nem sempre são colhidos rápido, mas não tenha dúvidas de que se você planta as coisas certas, colherá uma safra ainda melhor da que você sonha em colher um dia.

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