Aprendendo a aprender com as frustrações - Site Campus

Aprendendo a aprender com as frustrações

Aprendendo a aprender com as frustrações

Nem só de momentos felizes nossa vida é construída. Saber tirar lições importantes das frustrações ajuda você a crescer forte e preparado para os desafios.

Frustrações são um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo que era esperado por você não ocorreu. É uma sensação de incapacidade diante de desgostos sofridos, diante de obstáculos difíceis de ultrapassar e que impedem chegar onde se deseja.

Mas frustrações só ocorrem de verdade com você quando há expectativas muito grandes. Quanto maior for a expectativa para que algo aconteça, maior será a frustração caso isso não ocorra.

Mas assim como gera fortes sentimentos negativos, as frustrações nos trazem grandes lições que nos ajudam a estarmos mais preparados para as próximas vezes que fizermos nossos planos.

Ao sentirem-se frustrados porque algo que desejamos não aconteceu, não podemos cometer o erro de pensar que isso é porque estamos planejando demais. Se você tem problemas planejando, amigo, não queira então ver quais são os problemas para quem não planeja. Portanto, não deixe de continuar criando os planos para atingir os objetivos que tanto deseja.

Eu sou ansioso, embora já tenho sido pior, e esteja trabalhando muito nisso. Mas mesmo assim digo para você que precisamos aprender a controlar qualquer sentimento de imediatismo que tenhamos.

Por que eu digo isso? Porque o imediatismo está nos tirando outra importante habilidade: A de esperar.

Empresas e pessoas traçam planos e metas há anos. Mas todos sabem e estão cansados de saber que acontecimentos externos (às vezes internos) mudam esses planos e fazem alguns objetivos aconteceram diferente de como foi planejado.

Às vezes isso é positivo e algo acontece muito antes do que planejávamos que acontecesse. E sim, também é negativo, podendo algumas coisas acontecerem muito depois do que planejamos.

Não tem como falar sobre as frustrações sem deixarmos de falar sobre resiliência.

Resiliência é um termo da física que significa a capacidade de um corpo voltar ao seu estado natural, principalmente após sofrer alguma situação crítica e fora do comum.

Na psicologia, resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

Se formos aplicar isso para nossa vida e nossos sentimentos, podemos entender que resiliência é uma habilidade que podemos desenvolver para aprender a aprender com as frustrações. Aprendermos a sair de cada batalha, mesmo que derrotados, mas com algum tipo de aprendizado que possa nos fazer evoluir e ir além do que éramos capazes antes do confronto.

Levante e olhe somente para frente! Este é o momento onde você deve estar mais alinhado com seus valores e objetivos do que com resultados de momento.

Acredite meu amigo, terão frustrações! Sim, terão frustrações e derrotas! Terão pedras no caminho! Terão buracos que você terá que pular.

A vida é como um jogo de videogame quando se trata de frustrações, e jogo nenhum tem graça se não tiver fases difíceis ou obstáculos desafiadores para vencermos.

Esse é o momento de provar, para você mesmo, que você é muito mais capaz do que imagina de vencer esses obstáculos.

As frustrações te ensinam a ser maior, a crescer e aprender. Pode-se até dizer que só cresce realmente quem passa por momentos em que se faz necessário ir além e vencer os obstáculos. Principalmente aprendendo com o que saiu errado.

Use suas decepções como verdadeiros trampolins para aprender e ganhar experiência. Essa experiência adquirida com as derrotas, serão aquelas que lhe darão os músculos, fibras e resistência que precisa para suas próximas grandes vitórias.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,