Introdução ao Gerenciamento de Riscos PMI-RPM | Site Campus

Aula Única – Introdução ao Gerenciamento de Riscos

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Introdução ao Gerenciamento de Riscos

Você já ouviu falar do “Gerente de Riscos”? Algumas empresas possuem este cargo mas saiba que um Gerente de Projetos também é um Gerente de Riscos.

Nesta aula você conhecerá a importância do Gestor de Riscos e entenderá porque a área de conhecimento Gerenciamento de Riscos é o vínculo entre todas as áreas do PMBOK®. Quer mostrar o seu valor como Gerente de Projetos? O Gerenciamento de Riscos fará isso por você.

Além disso você também entenderá onde e quando acontece o Gerenciamento de Riscos segundo o PMBOK®. Sabia que boa parte dele fica na etapa de planejamento mas ele se repete ao longo de todo o ciclo de vida do projeto?

A definição de “Risco” segundo o PMBOK é:

  • Evento ou condição incerta que, caso ocorra, acarretará em consequências positivas (Oportunidade) ou negativas (Risco ou Ameaça) em relação aos objetivos do projeto.

Objetivo Principal de um Gerente de Riscos é desenvolver e aplicar a capacidade de aumentar a probabilidade e os impactos de riscos positivos assim como a capacidade de diminuir dos riscos negativos.

Baseando-nos nessa diretriz principal, nós podemos definir melhor qual é a função e a importância do Gerente de Riscos.

  • É preciso entender os cenários imprevisíveis que podem surgir durante o projeto para fazer um bom gerenciamento;
  • Em todas as etapas do projeto é necessário manter sua atenção voltada aos riscos e às oportunidades;
  • O Gerenciamento de Risco aumenta consideravelmente as chances de atingir o sucesso do projeto, entre outros.

O processo de Gerenciamento de Riscos é considerado Iterativo (ou seja, ele repete-se ao longo de todo o projeto, desde a iniciação até o encerramento) e Interativo (ou seja, não deve ser feito sozinho. O responsável deverá trabalhar em parceria com a equipe do projeto e com as demais partes interessadas).

A seguir elencamos algumas dicas para a realização de sua prova de certificação PMI-RMP:

  • Ao ler a questão, procure analisar em que fase ou etapa do projeto você está;
  • Compreender a que momento do projeto a questão se refere também irá ajudar você ma respondê-la corretamente;
  • É importante, mais do que decorar, entender os locais das entradas, ferramentas/técnicas e saídas.
  • Ao realizar as questões, se não for dito o contrário, considere que o Gerenciamento dos Riscos foi feito corretamente. Por exemplo: se a questão trata do processo Perform Quantitative Risk Analysis, considere que os processos anteriores (Plan Risk Management, Identify Risk e Perform Qualitative Analysis) foram feitos corretamente.

Visão Geral do Plano de Gerenciamento de Riscos:

O Plano de Gerenciamento de Riscos possui 5 Entradas (plano de gerenciamento do projeto, termo de abertura do projeto, registro das partes interessadas, fatores ambientais da empresa, ativos de processos organizacionais); 3 Ferramentas e Técnicas (técnicas analíticas, opinião especializada e reuniões) e 1 Saída (plano de gerenciamento de riscos).

Carga Horária: 11 min.

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