Autogerenciamento: Você pratica a gestão de si mesmo? - Site Campus

Autogerenciamento: Você pratica a gestão de si mesmo?

A importância de participar de eventos da área de gerenciamento de projetos

Praticar o autogerenciamento de sua vida e sua carreira é muito importante para conseguir estabelecer metas realistas e objetivos que possam ser alcançados.

Conhecer a si mesmo e saber gerenciar sua carreira e vida é um desafio enorme e uma habilidade a ser aprendida.

Autogerenciamento diz respeito ao conhecimento que o profissional tem sobre seus pontos fortes e fracos e clareza que possui para entender como eles podem contribuir positivamente ou negativamente em cada atividade que nos envolvemos. É conhecer-se a ponto de admitir que não é tão bom em determinada área, mas que é bom em outra. Conhecendo claramente suas limitações técnicas ou pessoais.

E é nesta área, na qual sabe que é competente, que o profissional investirá o seu tempo e energia para seguir evoluindo e buscar seus objetivos.

O grande gestor que você deseja ser começa a se formar agora, na forma que você está levando sua vida atualmente. A gestão de sua vida é sim o seu maior projeto!

Peter Drucker, em seu livro “Desafios gerenciais para o sec. XXI”, tem um dos capítulos para tratar exclusivamente desse autogerenciamento, denominado “Gerenciar a si mesmo”. Ele próprio sugere o autogerenciamento como um dos fatores de sucesso na Era do Conhecimento.

Drucker vai além e sugere que ao identificar suas forças você deve investir todo foco para transformar-se em mais que uma pessoa competente, mas sim em “um astro do desempenho”. Parece simples, mas curiosamente muitas pessoas não têm consciência das próprias habilidades ou não exploram-as de forma adequada.

Existem técnicas que você pode usar em sua vida pessoal e profissional que ajudam a identificar quais são os seus pontos fortes e seus pontos fracos. Essas análises são muito importantes para que você possa construir para si mesmo a imagem certa de suas habilidades e mapear o que deve fazer e melhorar para chegar onde tanto deseja.

Um profissional que não tem consciência de suas competências, além de não saber administrá-las, pode fazer escolhas equivocadas, desperdiçar recursos e oportunidades de carreira.

Uma dessas ferramentas é a Análise Swot Pessoal, que permite você identificar suas forças e fraquezas juntamente com as ameaças e oportunidades que pode sofrer. Assim, poderá mapear como construir o que deseja tornar-se dentro dessa análise.

Swot Pessoal

Swot Pessoal

Costumo tratar a mim mesmo e as minhas atividades como se fosse uma grande empresa onde sou o presidente, gestor e encarregado por planejar e executar todas as tarefas. Entre essa gama de necessidades que possuo, essa “empresa” também tem os seus setores específicos, onde alguns merecem maior atenção do que outros para conseguir atingir minhas metas.

Muitas táticas de gestão que aprendemos para gerenciar projetos e empresas, podem ser facilmente adaptadas a nossa carreira e vida pessoal, tornando nosso gerenciamento pessoal mais prático e, porque não, nossa vida mais simples.

Não faz sentido desperdiçar energia em campos onde você não tem realmente capacidade para se desenvolver e crescer.

Conheça a si mesmo para conhecer o que é capaz de oferecer de valor para as pessoas e para as empresas.

Assim, você irá começar a entender melhor o quanto você vale dentro de sua organização e entender como pode contribuir (ou não) para seu sucesso.

Clique aqui e veja uma aula sobre a certificação Prince2 (Foundation & Practitioner) com o nosso professor Flávio Costa – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Natal Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,

  • Marcos Ribeiro

    Boa William!

  • Frederico Aranha

    Obrigado por nos acompanhar, Marcos!