A carreira em projetos e as habilidades de liderança - Site Campus

A carreira em projetos e as habilidades de liderança

A carreira em projetos e as habilidades de liderança

A carreira em gerenciamento de projetos é construída unindo diversos valores e conhecimentos para tornar você um grande gerente de projetos.

Os gerentes de projetos precisam ser líderes eficazes ao longo de suas vidas. Conforme definido no PMBOK, liderança é “a capacidade de realizar o trabalho, concentrando os esforços de um grupo de pessoas para um objetivo comum e que lhes permitam trabalhar como uma equipe”.

Os gerentes de projetos precisam inspirar e motivar as pessoas na direção de um objetivo comum e transcender seus próprios interesses para proporcionar um efeito profundo em sua equipe.

Os grandes líderes têm uma incrível capacidade de motivar as pessoas a irem além, transformando as pessoas que lideram em novos líderes inspiradores.

E já que estamos falando em gerenciamento de projetos, é muito importante entender muito bem a diferença entre “gerenciar” e “liderar”.

Você gerencia coisas, lidera pessoas!

O fator liderança adquire atualmente importância fora do comum, principalmente dentro do contexto organizacional.

Líder é aquele que consegue os resultados esperados através de outras pessoas e liderar é fazer com que os outros façam voluntariamente o que você quer que façam.

As habilidades de liderança são essenciais para construir um gerente de projetos preparado para lidar com os desafios que ele se depara diariamente quando está se envolvendo com pessoas dos mais diversos tipos e pensamentos.

Projetos bem sucedidos requerem habilidades sólidas de liderança.

A liderança é importante em todas as fases do ciclo de vida do projeto. Existem muitas teorias de liderança que definem os estilos de liderança que devem ser usados para cada situação ou equipe conforme necessário.

As pessoas que estão trabalhando em seu projeto, quando motivadas, são capazes de entregar resultados muito além daquilo que você espera delas.

Para se conseguir realmente motivar as pessoas é preciso que elas conheçam as metas, os objetivos, que saibam aonde devem chegar e o porquê de quererem chegar lá. Porém, para tal, o líder precisa primeiramente estar motivado para aí então pensar em motivar a equipe.

É extremamente importante para um líder compreender cada indivíduo e usar o estilo apropriado de liderança, dependendo de cada fase que uma equipe de projeto passa.

Lembre-se que você está lidando com pessoas e que precisa delas para garantir que os objetivos do projeto sejam alcançados. Então ajude-as a atingirem seus objetivos que elas sentirão naturalmente vontade de ajudar você a atingir os seus.

Clique aqui e veja uma aula sobre certificações e a metodologia PRINCE2 com o Professor Flávio Costa – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Carreira GP


#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,

Fale com o Site Campus! Telefone e WhatsApp: (51) 98139-0018 | E-mail e Skype: contato@sitecampus.com.br | Dispensar