A carreira em projetos e as habilidades de negociação A carreira em projetos e as habilidades de negociação A carreira em projetos e as habilidades de negociação

A carreira em projetos e as habilidades de negociação

Por William Meller

A carreira em projetos e as habilidades de negociação

Negociação é uma habilidade fundamental para um gerente de projetos construir uma carreira sólida na área de projetos e negócios.

Negociação - Quem não sabe negociar, vai ficando para trás.

Ano após ano novas habilidades surgem como tendências para profissionais das mais diversas áreas, mas a habilidade de negociação segue intacta e no seu lugar privilegiado.

O PMI, no Guia PMBOK, apresenta as Principais Habilidades da Administração Geral que devem ser desenvolvidas pelos Gerentes, e destaca a importância do gerente de projeto conseguir apoio de cada um dos interessados, negociar conflitos, conquistar cooperação dos gerentes funcionais, fazer acordos com os membros da equipe, contratar diversos recursos, estabelecer junto com o cliente as expectativas que deverão ser cumpridas e ajustar com o cliente e a equipe as expectativas de escopo, custo e cronograma.

De acordo com pesquisas realizadas pelo próprio PMI, a comunicação em projetos tem sido apontada como a principal fonte de grande parte dos problemas de gestão nos projetos e pelo não alcance dos seus objetivos.

Mas além da comunicação, o processo de negociação constitui-se numa das maiores habilidades que um gerente de projetos deve possuir para desempenhar com eficiência sua função.

A negociação acaba sendo intrínseca a uma boa comunicação.

O conflito é um forma das partes envolvidas exporem suas diferenças, assim, ele funciona como uma sinalização de que algo não vai bem e deve ser monitorado mais de perto, embora o líder deve agir de forma que sua equipe amadureça, e como uma equipe de alto desempenho passe a gerir seus próprios conflitos.

Os relacionamentos humanos oscilam entre a razão e a emoção e entre a objetividade e a subjetividade. O conflito normalmente se dá no campo da emoção e do subjetivo. A partir desta constatação podemos afirmar que os métodos mais eficientes de resolução de conflito ou para evitá-lo são os que levam ou mantêm os relacionamentos no quadrante da razão e do objetivo.

Desenvolver ao longo de sua carreira habilidades de negociação é muito importante e você percebe o valor que isso agrega em pequenas coisas no dia a dia.

Quem sabe negociar e consegue desenvolver essa habilidade de forma natural, também consegue aquilo que precisa, quando precisa e com quem precisar.

Acredite, somente aprender as ferramentas e técnicas de gestão de projetos não lhe diferenciam das pessoas que estão se formando todos os anos na área.

Desenvolver habilidades que complementam essas ferramentas e técnicas e fazem de você um profissional melhor, não só te diferencia dos demais como que lhe dá mais formas de crescer e vislumbrar novos caminhos de crescimento.

Para mais informações entre em contato!

Siga-me no LinkedIn

Acesse e siga o professor Frederico Aranha no LinkedIn! Costumamos compartilhar vídeos por lá também, além de conversar bastante com todos profissionais da rede!

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,