Certificações Agile - Vale à pena investir? Só se você sabe seu papel!

Certificações agile valem o preço?

Certificação Agile Vale à Pena?

As certificações agile batem na porta de nossa carreira todos os dias para darmos um novo passo em nosso crescimento. Mas será que valem o preço? E você, sabe qual seu papel no futuro da sua organização ou do mercado?

Na hora de tirar uma certificação, obviamente umas das barreiras que paramos e pensamos é na do preço.

Uma certificação, sozinha, pode conseguir boas oportunidades para você. Embora somente você e seu conhecimento serão capazes de dar conta de um projeto, as certificações costumam atrair recrutadores para o seu perfil e olharem com mais atenção para seu currículo quando estão selecionando um novo profissional.

E a medida que a demanda e os salários aumentam, o número de profissionais certificados em vários frameworks ágeis, incluindo Scrum, Extreme Programming (XP), KanBan e Lean, cresce também.

Certificações de diferentes níveis e para diferentes tipos de perfis profissionais ajudam no crescimento de pessoas que comprovem seu nível de conhecimento adquirindo uma certificação específica para seu tempo no mercado, tempo com projetos e conhecimento específico.

Levando como ponto base para decidir entre o preço que uma certificação ágil está custando no mercado e o retorno que ela pode trazer para o seu específico momento de carreira, você já tem base para começar a pensar e chegar à decisão de fazer ou não uma certificação.

O retorno imediato para sua carreira é o primeiro ponto a se pensar. Se pensando apenas no curto prazo, o preço da certificação está valendo a pena, passa-se para o próximo nível de análise do valor: o médio e longo prazo.

Decidir por fazer agora a certificação ou daqui algum tempo tem diferença e é importante para entender o que sua carreira está exigindo de você. Porque obviamente, pensando apenas no médio e longo prazo de uma carreira na área de gestão de projetos, uma certificação vale a pena e o preço dela se paga com o passar dos anos.

Tanto que se me perguntarem hoje se uma certificação ágil vale a pena, seja qual for o nível e olhando apenas para os objetivos que um gerente de projetos tem para sua carreira, a resposta é que com certeza vale o preço. Em média, apontam pesquisas, GPs certificados como Scrum Masters ganham até 30% mais no mercado. Isso tem seu valor! 30% em um mês pode pagar, apenas naquele mês, o preço de uma certificação.

A única reflexão que lhe chamo para fazer neste final do artigo, é essa relacionada ao seu momento de carreira e seus objetivos no médio e longo prazo, pois decidir sobre isso pode mudar não sua percepção de valor sobre a certificação, mas a percepção de qual é o momento certo para cada certificação.

Perceba o valor das coisas para sua carreira, não apenas o preço.

Agile não é só Scrum Master, existe um universo inteiro lá fora. Entenda o papel que você quer desempenhar no mercado antes de buscar uma certificação, caso contrário, estará jogando dinheiro no lixo.

Clique aqui e veja uma aula sobre certificações em agile do nosso curso preparatório para as certificações PSM e PSPO da Scrum.org – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Promoção de Julho Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,