Certificações Scrum, Top 9 - essenciais para profissionais ágeis Certificações Scrum, Top 9 - essenciais para profissionais ágeis Certificações Scrum, Top 9 - essenciais para profissionais ágeis

Certificações Scrum: 9 essenciais para profissionais ágeis

Quando se fala de Agile, a primeira coisa que vem à mente são a revolução no desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos e suas variantes, incluindo Lean, Scrum, Scaled Agile Framework (SAFe) e Kanban. Dessa forma, dentre estas certificações, as certificações sobre Scrum são extremamente valorizadas em todos os setores, por comprovarem que tal pessoa possui as habilidades e os treinamentos necessários (em alguns casos) para orientar equipes ágeis com êxito. Confira quais são as TOP 9 Certificações Scrum e descubra qual é a certa para você:

9 principais certificações Scrum:

- Certified ScrumMaster (CSM);
- Advanced Certified ScrumMaster (A-CSM);
- Certified Scrum Professional ScrumMaster (CSP-SM);
- Professional Scrum Master (PSM) I;
- Professional Scrum Master (PSM) II;
- Professional Scrum Master (PSM) III;
- Project Management Institute – Agile Certified Professional (PMI-ACP);
- SAFe 4 Scrum Master;
- SAFe 4 Advanced Scrum Master.

Certificação Scrum Master - Certified ScrumMaster (CSM)

A Certified ScrumMaster (CSM) é a certificação introdutória àqueles que querem atuar como Scrum Master ou membro da equipe Scrum. Através do treinamento em CSM, os candidatos aprendem a estrutura do Scrum e obtêm um entendimento dos eventos, funções e artefatos da qeuipe, bem como guiar as equipes ágeis por meio de um projeto com excelência. Após a conclusão do curso, os candidatos devem submeter a um exame de 60 minutos, composto por 50 questões. Os aprovados devem, dessa forma, aceitar o contrato de liçença do CSM e realizar o preenchimento de um perfil de associação da Scrum Alliance.

Certificação Scrum Master: Advanced Certified ScrumMaster (A-CSM)

O Advanced Certified ScrumMaster da Scrum Alliance (A-CSM) é um curso nível avançado voltado para aqueles que possuem uma certificação CSM e têm um ou mais anos de experiência desenvolvendo a função de mestre Scrum. 

Após todos os aspectos da oferta educacional serem finalizados e aprovados por um educador autorizado pela Scrum Alliance, os candidatos precisam aceitar o contrato de licença do A-CSM e preencher seu perfil de associação da Scrum Alliance. É importante destacar que eles também devem validar pelo menos 12 meses de experiência de trabalho como Mestre Scrum nos últimos cinco anos.

Certificação Scrum Professional Scrum Master (CSP-SM) 

A Certificação Scrum Professional ScrumMaster (CSP-SM) da Scrum Alliance é recomendada para especialistas que desejam melhorar o domínio da trilha do Scrum Master e aprimorar a maneira como os princípios Scrum e ágeis são aplicados em suas organizações. Para garantir a certificação, os candidatos devem possuir uma certificação A-CSM e ter experiência comprovada, treinamento documentado e conhecimento comprovado do Scrum.

Para garantir o certificado, os candidatos também devem participar de um curso CSP-SM certificada para ter habilidades avançadas de facilitação e treinamento ágil e aprender técnicas progressivas em serviço ao proprietário do produto e à equipe de desenvolvimento, de acordo com a Scrum Alliance. Os candidatos também devem validar pelo menos 24 meses de experiência de trabalho como Mestre Scrum nos últimos cinco anos.

Professional Scrum Master (PSM) I 

O Scrum Master Profissional (PSM) I é a certificação de nível básico da Scrum.org, desenvolvida por Ken Schwaber, em 2009, após a sua saída da Scrum Alliance. Os candidatos precisam mostrar um nível fundamental de domínio e entendimento do Scrum conforme descrito no próprio guia, além de aplicar os princípios e as metodologias (do Scrum) nas equipes do Scrum.

O Scrum.org aconselha que o aluno faça um curso de treinamento a fim de avaliar o tanto o conhecimento quanto os pontos fracos e fortes antes de tentar uma avaliação para aumentar as chances de sucesso no exame. O curso não é obrigatório e a prova pode ser feita no site da Scrum.ORG.

Professional Scrum Master (PSM) II

O PSM II é a certificação de nível intermediário do Scrum.org. Além de demonstrar um nível avançado de domínio do Scrum, os candidatos devem provar que eles têm uma compreensão dos princípios subjacentes do Scrum e podem efetivamente aplicá-lo em situações complexas do mundo real, de acordo com o órgão.

As competências do Scrum do PSM II, como o PSM I, incluem o entendimento e aplicação da estrutura Scrum, o desenvolvimento de pessoas e equipes, o gerenciamento de produtos com agilidade, o desenvolvimento e entrega de produtos de forma profissional e a evolução da organização ágil. Exame online, sem curso obrigatório, diretamente no site da instituição.

Professional Scrum Master (PSM) III

O PSM III é a certificação de nível avançado do Scrum.org. Para obtê-la, os candidatos devem demonstrar um nível distinto de domínio do Scrum, ter uma compreensão profunda da aplicação, práticas e valores do Scrum em uma variedade de situações complexas de equipe e organização, de acordo com o Scrum.org. Enquanto o PSM I é recomendado apenas para a conclusão da avaliação do PSM II, as avaliações PSM I e PSM II são necessárias para atingir o PSM III. Exige prova escrita. Exame online no site da instituição.

Project Management Institute – Agile Certified Professional (PMI-ACP)

Embora o Project Management Institute (PMI) não ofereça certificações Scrum específicas, sua certificação, a PMI-ACP, é popular entre Scrum Masters. A certificação reconhece formalmente o conhecimento dos candidatos sobre princípios e habilidades ágeis com técnicas ágeis. A certificação abrange muitas abordagens de agile, incluindo Scrum, Lean, Kanban, programação extrema (XP) e desenvolvimento orientado a testes (TDD).

O PMI-ACP exige 2.000 horas de experiência geral em projetos trabalhando em equipes. A prova é feita em um centro autorizado do PMI e requer educação (curso) de 21 horas em agile.

SAFe 4 Scrum Master

Ao contrário do treinamento tradicional de Scrum Master, que foca nos fundamentos do Scrum de nível de equipe, o curso Scrum Master da SAFe explora o papel do mestre Scrum no contexto de toda a empresa e prepara os participantes para planejarem e executarem com sucesso o ágil e o Scrum em todos os níveis de uma organização SAFe, de acordo com o organismo de certificação ScaledAgile.com. Isso inclui aprender os principais componentes do desenvolvimento ágil em escala, como o Scrum é facilitado em toda a empresa e como executar o planejamento de iteração.

Não há pré-requisitos formais, mas é recomendado que os candidatos estejam familiarizados com os conceitos e princípios ágeis, estejam cientes do Scrum, Kanban e XP e tenham um conhecimento prático dos processos de desenvolvimento de software e hardware, de acordo com a ScaledAgile. O exame web consiste em 45 perguntas de múltipla escolha em 90 minutos.

SAFe 4 Advanced Scrum Master

Esta certificação é para os Scrum Masters que desejam assumir uma função de liderança facilitando equipes ágeis, programas e empresas em uma implementação SAFe. Os candidatos aprendem como gerenciar melhor as interações entre equipes e aprimorar o paradigma Scrum. Eles também são apresentados às práticas de engenharia escalável e DevOps, aprendem a aplicar o Kanban para facilitar o fluxo de valor e apoiar interações com arquitetos, gerenciamento de produtos e outras partes interessadas da empresa, de acordo com a ScaledAgile.com.

Não há pré-requisitos formais, mas é recomendado que os candidatos já possuam uma credencial SAFe 4 Scrum Master, CSM ou PSM. O exame web consiste em 60 perguntas de múltipla escolha em 120 minutos. A primeira tentativa de exame é incluída como parte da taxa de inscrição no curso de treinamento de US$ 1.099; cada tentativa de retomada custa US$ 50.

Referência: 

MESTRE SCRUM: 9 CERTIFICAÇÕES PARA PROFISSIONAIS ÁGEIS. Cio.com.br, 2019. Artigo disponível clicando aqui. Acesso em: 18/01/2021. 

É isso, o que achou? Deixe sua opinião nos comentários sobre qual é a melhor certificação em agile das listadas acima!

Sobre o autor: 

Gustavo Carvalho é jornalista, e reside no Recife, em Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Atua como jornalista desde 2016, com passagem por jornal impresso e assessorias de imprensa dos mais variados segmentos. Atualmente trabalha como jornalista e editor do Blog Site Campus.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , , ,