Site Campus - PMBoK - Ciclos de Vida, Iteratividade e Mais!

PMBoK – Ciclos de Vida, Iteratividade e Mais!

PMBoK - Ciclos de Vida, Iteratividade e Mais!

O artigo de hoje é bem simples, mas poderá ajudar quem está começando a estudar. É assunto abordado nas primeiras páginas do PMBoK.

Qual o ciclo de vida de um projeto? Qual o ciclo de vida de um produto? O que são fases em um projeto? O que é um projeto iterativo e incremental? Vou tentar responder tudo neste  mesmo texto!

Ciclos de Vida, Iteratividade e Mais!

Vamos pensar em um projeto teoricamente simples: construir uma casa. Como gerente de projetos, eu vou dividir meu projetos em fases. Vou primeiro cuidar do loteamento do terreno. Preciso garantir que canos com água e esgoto, além de energia elétrica, cheguem até a casa que vou construir. Depois desta etapa, vou construir as fundações da casa – os alicerces sobre os quais ergueremos a construção. Pois ao fim do trabalho nos fundamentos eu já vou ter encerrado a segunda fase do meu projeto. Cada fase entrega uma parte que irá compor o produto final: a casa.

Pacote Carreira Gerente Híbrido de Projetos Site Campus

Neste exemplo simples, cada fase possui por objetivo uma entrega principal. Toda vez que a entrega daquela fase é feita, passamos para a fase seguinte. Em cada fase, seja na construção da fundação ou no acabamento, a fase passará por um ciclo. O ciclo envolve a iniciação, o planejamento, a execução, o monitoramento e o controle e o encerramento. Na iniciação eu vou definir o começo daquela nova fase, as premissas, as restrições para ela, irei avaliar fatores ambientais e internos da minha organização. No planejamento irei detalhar COMO entregar o principal produto da fase em questão. Durante a execução, onde irei gastar maior parte dos meus recursos produzindo as entregas. O monitoramento e o controle garantem que eu não vou me desviar daquilo que planejei ou, se necessário, terei de fazer desvios para poder entregar o que foi acordado. Por fim, encerramos a fase para dar início a outra ou simplesmente encerrar o projeto.

Elaboração Progressiva

A cada fase o projeto se torna mais completo, a cada fase eu entrego uma nova parte do todo. É o que chamamos de trabalho iterativo: o escopo começa com aquela visão macro, mas com foco no que precisa ser feito AGORA. Com o passar do tempo, o todo vai se tornando mais detalhado conforme evoluímos no projeto. Este progresso chama-se iterativo, porque pressupõe iterações, etapas que promovem entregas no projeto. Ele também é incremental porque a cada nova iteração oferece uma nova parte do produto final. Bacana, né?

Agora que você tem uma ideia melhor do ciclo de vida do projeto dentro de fases e o que é ser iterativo e incremental, vamos pensar no ciclo de vida do produto. Entregamos a casa e o morador está lá bem feliz vivendo sua vida com sua família. Depois do projeto entregue, a casa precisará de cuidados para que permaneça com as paredes de pé, com os canos e cabos elétricos em ordem e etc. Entregando o produto final do projeto encerra-se o ciclo de vida do projeto e passa a contar o ciclo de vida do produto, que é justamente aquele contínuo de manutenção da casa até que ela deixe de existir. O ciclo de vida do projeto é temporário e propõe-se a entregar um produto, que por sua vez terá um ciclo de vida enquanto ele existir. Ciclo de vida do projeto e do produto é isso!

Aqui você poderá acessar uma aula prévia do curso online que disponibilizamos, no qual trabalhamos o PMBOK na prática!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,