Colaboração Scrum - Sem colaboração, não tem scrum! Leia mais!

Scrum não funcionará sem colaboração

Scrum não funcionará sem colaboraçãoO Scrum dá certo porque as pessoas envolvidas em projetos Scrum fazem com que ele dê certo. E será que tem alguma chance de dar certo sem colaboração?

Projetos ágeis são baseados em pessoas que fazem as coisas acontecerem e colaboram entre si para que resultados possam ser alcançados.

Além de serem auto gerenciadas e auto organizadas, equipes Scrum precisam ser conectadas por pessoas que se engajam em contribuir para o seu próprio crescimento e para o crescimento de todas as pessoas do time.

As coisas costumam não funcionar em projetos que usam metodologias ágeis, como Scrum, quando as pessoas teimam em não colaborar para que todos possam crescer como equipe e também como indivíduos dentro dessa equipe.

Colaboração funciona.

Colaboração dá resultados.

Enquanto o ambiente de desenvolvimento tradicional foca em melhorar a eficiência do desenvolvedor individualmente, ambientes colaborativos de desenvolvimento focam em melhorar a eficiência do time como um todo.

A colaboração no Scrum refere-se à equipe de desenvolvimento do Scrum trabalhando em conjunto e interagindo com as partes interessadas para criar e validar as entregas do projeto e para atender metas maiores do que suas capacidades individuais podem entregar.

Embora a colaboração não se limite apenas para aqueles que trabalham com metodologias ágeis, as práticas de desenvolvimento ágeis prosperarão em uma organização que promova uma cultura colaborativa em vez de uma cultura de comando e controle.

A própria liderança servidora esperada em líderes de projetos Scrum se baseia em colaboração.

Novamente vemos essa palavra com foco e importância para o sucesso do projeto.

O próprio manifesto ágil ao levar em conta a importância de indivíduos e interações sobre processos e ferramentas, faz com que a colaboração se torne naturalmente um ponto focal de grande importância para o sucesso desses projetos.

Scrum pode entregar projetos em equipes que não colaboram entre si, mas dificilmente conseguirá agregar valor para o negócio e mostrar seus benefícios sem que se crie um ambiente colaborativo focado em pessoas que colaboram (e gostam de fazer isso) entre si.

Pessoas fazem as coisas acontecerem, não frameworks.

As Regras do Jogo

Apesar de termos focado até agora em pessoas, não no framework Scrum, é importante conhecer as regras e boas práticas do Scrum para poder garantir o desenvolvimento do time. Vamos recapitular?

  1. Ninguém diz como o time de desenvolvimento vai fazer o trabalho do projeto
  2. Ninguém interrompe a Sprint, ciclo de desenvolvimento, sem ser o Dono do Produto e sob justificativa clara e necessária
  3. Somente o time de desenvolvimento pode determinar que ferramentas e técnicas utilizará no trabalho
  4. Auto-organização significa que o Scrum Master, líder servidor, permite que o próprio time busque a melhor forma de trabalho
  5. O Scrum Master não é gerente, é um facilitador sem hierarquia superior ao time de desenvolvimento
  6. Ninguém manda no time, apenas pessoas com mais conhecimento influenciam as com menos conhecimento – é o poder do talento
  7. Só existe um papel no time de desenvolvimento: Desenvolvedor
  8. Você deve evitar trabalhar como Scrum Master e Desenvolvedor ao mesmo tempo para evitar conflitos: o que é mais importante?

Quer compartilhar suas experiências conosco? Deixe seus comentários.

Clique aqui e veja uma aula sobre certificações em agile do nosso curso preparatório para as certificações PSM e PSPO da Scrum.org – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Carreira Agile Site Campus - Promoção de Agosto


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , , ,