Colocation e times Scrum - Site Campus

Colocation e times Scrum

Colocation e times Scrum

Times em colocation são times que atuam no mesmo escritório e garantem que o Scrum possa ser implantado de maneira dinâmica e com a comunicação esperada.

Em muitas das práticas do Scrum, uma comunicação de alta frequência é necessária.

Para que isso seja possível, prefere-se que os membros do time estejam localizados no mesmo ambiente, para que tanto a interação formal quanto a informal entre os membros do time possa ocorrer e evoluir de maneira natural conforme o projeto evolui.

Um fator muito importante considerado ao formar a equipe Scrum é a localização física dos membros da equipe, afinal, são as pessoas que fazem o Scrum acontecer como se espera.

As vantagens são explícitas, pois com o time próximo podemos ter perguntas sendo respondidas rapidamente, podemos ver os problemas acontecendo no local em que as pessoas estão, vemos menos atrito entre as pessoas e ainda vemos que a confiança se faz presente pelos membros do projeto.

Em Scrum, é preferível ter os times em colocation, isto é, atuando no mesmo local físico.

Garantir que as pessoas comuniquem-se de maneira natural, ajuda o projeto fluir em uma velocidade que todos possam acompanhar e usufruir dos valores gerado com uma parceria mais próxima e conectada entre as pessoas envolvidas no projeto.

Embora seja preferível que os times trabalhem em colocation, às vezes, o Time Scrum pode trabalhar em um modelo distribuído geograficamente.

No caso das equipes distribuídas, a infra-estrutura apropriada tem que ser pensada e estar sempre disponível para assegurar que a comunicação regular ocorra entre membros da equipe.

Ainda assim, espera-se que os membros desses projetos possam se encontrar para resolver os problemas que são necessários durante o projeto e entenderem seus ritmos de trabalho.

Com tudo isso envolvido, percebe-se que as ferramentas de colaboração que o Scrum oferece desempenham um papel muito importante na comunicação eficaz entre os membros da equipe, auxiliando-os a entenderem o que está ocorrendo com o projeto e como podem ajudar uns aos outros para resolverem problemas.

Clique aqui e veja uma aula sobre certificações em agile do nosso curso preparatório para as certificações PSM e PSPO da Scrum.org – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Cursos Online Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,