O que fazer primeiro ao começar um projeto? - Site Campus

O que fazer primeiro ao começar um projeto?

O que fazer primeiro ao começar um projeto?

Começar um projeto nem sempre é fácil. Muitas vezes começamos um projeto sem nenhum registro e quando percebemos já cometemos alguns erros. Neste artigo vamos abordar como iniciar um projeto, tanto tradicionais quanto ágeis.

No artigo anterior começamos a série falando sobre gerenciamento de projetos em pequenas empresas e as principais dificuldades. Sim, é possível que uma micro e pequena empresa possa gerenciar projetos com qualidade! E o primeiro passo é iniciar o projeto, assunto que vamos abordar agora.
Aquecimento Black Friday Site Campus

Todo projeto tem um início, meio e fim. Sem isso não é um projeto. Mas afinal, como começar um projeto?

Alguns modelos e práticas  pedem para formalizar em um Termo de Abertura. Outros basta apenas criar um Canvas. Porém a maioria dos projetos em empresas pequenas e, acredite, até em empresas grandes, começa apenas com um e-mail, uma reunião, uma conversa. “Pode fazer, me avise quando estiver pronto”.

Como podemos então começar um projeto sem tanta burocracia, registrando o que é realmente importante?

Vamos começar um projeto com um Termo de Abertura do Projeto (TAP), conhecido também como “Project Charter”.

Este projeto fornece as informações iniciais para que você possa começar um projeto. Autoriza  o início do projeto e permite o uso do orçamento na contratação de recursos e início dos trabalhos, além de registrar os limites e intenções iniciais do projeto.

Se você não consegue explicar os principais objetivos, gastos, riscos, restrições em 2 ou 3 páginas, algo está errado no seu termo de abertura, pois ele não deve ser detalhado. Ele é macro porém com informações que foram verificadas. Não comece um projeto sem ele!

Ah, mas os modelos ágeis que lí na internet falam que não devemos ter documentos, é ir fazendo num ritmo rápido se  preocupando com o que interessa

Nada disso. Você não deve eliminar todos os documentos mas sim criar  os que realmente forem importantes, fundamentais. Crie apenas documentos que tragam valor ao projeto. Pense que este valor não é somente para  o dono do projeto e sim para quem o gerencia. Devemos buscar sempre ter um projeto “ganha-ganha”, onde os termos e condições trazem benefícios para todos os envolvidos.

Quando falamos em Gestão Híbrida, podemos gerar este Termo de Abertura utilizando técnicas e artefatos ágeis. Considere  o Termo de Abertura como uma entrega do seu projeto. Se planeje para isso, mesmo que para criá-lo você leve apenas algumas horas.

Ah, mas então como faço  um Termo de Abertura que ao mesmo tempo seja ágil e siga os padrões do PMBOK?

A intenção aqui não é detalhar pra você como criar um termo de abertura do zero. Você encontrará diversos modelos prontos, gratuitamente na internet. Nossa intenção é ajudar você a mudar sua forma de pensar ao criar este material.

Para ajudá-lo, abaixo você encontra um modelo para Download, onde integramos um Termo de Abertura padrão com algumas técnicas ágeis conhecidas. Apesar dos capítulos serem comuns (exemplo: Objetivo do Projeto, Premissas, Restrições, etc), preenchemos cada ítem com uma mistura de práticas, ágeis e tradicionais. Por isso colocamos uma explicação resumida de cada capítulo dentro do documento.

Importante: O Termo de Abertura é um documento colaborativo. Não faça sozinho! Crie o documento com sua equipe quando for começar um projeto!

Modelo de Termo de Abertura

Modelo de Ata de Reunião

Clique aqui e veja uma aula sobre o Termo de Abertura do Projeto do nosso curso PMBOK na Prática – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,