Como identificar riscos em projetos? - Site Campus

Como identificar riscos em projetos?

Como identificar riscos em projetos?

O conteúdo de hoje é muito importante pra você que é um gerente de projetos e precisa saber como identificar os riscos nos projetos que participa.

A identificação dos riscos em projetos, de uma forma que vai agregar valor e ajudar você a gerenciar melhor o projeto, não é fácil. Muito do que vai acontecer em um projeto é incerto, mesmo assim é importante pensar: quando é que as incertezas se tornam riscos? Para alguns projetos, como os que utilizam uma tecnologia nova, que ainda não foi experimentada, todo o projeto vai ter um risco elevado.

Tomemos, por exemplo, estimar o tempo para construir um novo protótipo de carro. Ao contrário de construir um carro padrão, a construção de um protótipo envolverá novos desafios e tecnologia. Se existe um prazo apertado porque o fabricante quer que o carro esteja pronto para um salão do automóvel particular, então a incerteza combinada com o prazo cria um risco real para o sucesso do projeto.
Natal Site Campus

Então, se nós queremos identificar os riscos em projetos com sucesso, precisamos entender claramente o que são:

“Um evento incerto ou um conjunto de circunstâncias que, caso ocorram, terão um efeito sobre a realização de um ou mais objetivos.” – APM Body of Knowledge 6ª Edição.

Isso pode soar bastante óbvio, mas muitos projetos têm listas de riscos que incluem todos como um exercício de caixa de seleção ao invés de realmente pensar nos possíveis riscos para o seu projeto particular. Riscos como “o carro será entregue atrasado” é demasiado genérico para ser de alguma utilidade para a equipe do projeto e as partes interessadas. Chegar atrasado é a consequência do risco. É muito melhor olhar para os riscos individuais que poderiam causar um atraso na entrega e descrever como cada um poderia impactar qualquer prazo importante, por exemplo, “A utilização de novo material pode causar problemas de aplicação das camadas de tinta”.

Uma maneira de começar é analisar cada tarefa em sua programação do projeto procurando elementos de incerteza; estes poderiam ser, por exemplo, a utilização de novas tecnologias ou a falta de pessoal devidamente experiente. Se quaisquer incertezas não tem sérias limitações, então elas não precisam de ser sinalizadas como um risco. Então, se você atualmente não têm funcionários qualificados, mas eles são fáceis de encontrar, então este não é um risco. Riscos são certezas que você pode quantificar.

Muitas pessoas irão listar todos os riscos potenciais que poderiam afetar um projeto, mas você precisa considerar cuidadosamente se deve listar os riscos comuns do negócio em cada projeto; caso contrário, a lista de riscos pode tornar muito longa. É preciso equilibrar o gerenciamento dos riscos com a gestão do restante do projeto.

Alguns riscos de negócios muitas vezes vão além da influência direta do projeto e são melhor geridos pelos processos de negócio, como recrutamento, treinamento, planejamento de sucessão e desenvolvimento de pessoas. Normalmente, estes estão fora do mandato do projeto e, portanto, se possível, deve ser encaminhado para avaliação de risco do negócio.

Riscos prioritários são apenas os eventos que têm uma probabilidade razoável de acontecer e terão um impacto significativo sobre o projeto. Ao concentrar os seus esforços sobre esses riscos prioritários você pode aplicar um pouco de senso comum para a avaliação do risco.

Não fique tentado a minimizar quaisquer riscos potenciais por razões políticas, tais como as suas próprias perspectivas de carreira, ou mesmo maximizar riscos para cobrir uma agenda mal planejada ou requisitos inadequados. É improvável que você seja capaz de antecipar todos os riscos potenciais do projeto, porque essa é a natureza dos projetos, e dos riscos, mas se você pode identificar e gerenciar alguns riscos com sucesso, então você estará mais preparado para lidar com o inesperado.

Clique aqui e veja uma aula sobre o Gerenciamento de Riscos do nosso curso preparatório para a certificação PMI – RMP – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , , , ,