Como o trabalho voluntário pode me ajudar na carreira? - Site Campus

Como o trabalho voluntário pode me ajudar na carreira?

Como o trabalho voluntário pode me ajudar na carreira?

Você deseja construir uma carreira na área de gerenciamento de projetos e não sabe quais passos dar? Saiba como o trabalho voluntário pode impulsionar seu crescimento.

O voluntariado é uma excelente forma de expandir sua rede de contatos e de desenvolver suas capacidades na área de gerenciamento de projetos. Além da enorme oportunidade de adquirir mais conhecimentos e habilidades para sua carreira.

O programa de voluntariado do PMI, por exemplo, é uma fonte reconhecida de aprendizado e desenvolvimento profissional, além de ser uma forma de relacionamento importante para a integração e reconhecimento do profissional na comunidade de gerenciamento de projetos.

A carreira de gerenciamento de projetos exige muito do profissional que está recém chegado na área. Além de experiência atuando em projetos, é muito importante ter a compreensão dos diversos artefatos e acontecimentos que envolvem o andamento de um projeto dos mais diversos tipos.

E aí que o voluntariado já começa a lhe apresentar grandes ganhos, pois ao participar de projetos como voluntário você tem um enorme ganho de conhecimento e experiência do que está acontecendo naquele projeto. Acaba tirando lições e aprendizados que sempre estarão presentes na sua mentalidade para as próximas atuações.
Aquecimento Black Friday Site Campus

Outro ganho fundamental ao atuar como voluntário está no networking. O voluntariado lhe coloca em conexão com pessoas com os mais variados conhecimentos, cultura e habilidades. Você pode aprender tanto com referências do mercado quanto com profissionais que também estão começando suas carreiras.

Além disso, estar conectado com outras pessoas que têm objetivos similares faz você aprender com seus erros e acertos, ganhando assim pequenos atalhos para atingir seus objetivos.

Se isso já não bastasse para você se convencer do quanto vale a pena voluntariar, existem ainda as oportunidades profissionais que aparecem com o voluntariado.

A atividade voluntária é a melhor forma de desenvolvimento profissional, pois ela propicia na prática o que aprendemos em sala de aula. Ao trabalhar como voluntário do PMIRS, temos a oportunidade de adquirir mais conhecimentos e desenvolver novas habilidades, além de estar em contato com os melhores profissionais da comunidade de gerenciamento de projetos. Ampliar e manter esta rede de contatos, poderá abrir grandes portas na busca de objetivos profissionais.
  – Rita Tomilin, Vice Presidente de Voluntariado no PMI Rio Grande do Sul.

Durante seu voluntariado e conforme irá envolvendo-se com outros voluntários de empresas diferentes, oportunidades profissionais abrem-se para você. Muitas dessas oportunidades nem são divulgadas em outros canais externos, pois os recrutadores procuram por pessoas com conhecimentos muito específicos e que possam ser confiáveis para trabalhar com gerenciamento de projetos em suas organizações.

Os eventos organizados pelo PMI para voluntários mostram isso. Muitas vagas são fechadas graças a essas conexões entre as pessoas que compartilham oportunidades em aberto com as pessoas que buscam por essas oportunidades.

Além disso, organizações do mundo inteiro valorizam muito os profissionais que trazem horas de atividades voluntárias em seu currículo.

Aproxime-se de organizações como o PMI e comece logo a desenvolver suas atividades como voluntário. Não tenha dúvidas de que dedicando-se a isso poderá ter excelentes retornos para sua vida profissional e também para sua vida pessoal.

7 Ganhos ao atuar como voluntário:

  1. Networking
  2. Conhecimento
  3. Experiência
  4. Habilidades técnicas
  5. Habilidades interpessoais
  6. Oportunidades profissionais
  7. Envolver-se com referências do mercado

Clique aqui e veja uma aula em que apresentamos dicas para você crescer de nosso curso livre Seja Você o Líder – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,