Comunicação em projetos - sem ela, não tem jeito! Leia no Site Campus

Comunicação em projetos – você não gerencia um projeto sem!

Projetos e Comunicação Site Campus

É impossível um gerente de projetos conseguir conduzir um projeto sem garantir que a comunicação entre as pessoas aconteça. Comunicação em projetos é crucial. Leia este artigo, que marca o retorno do blog semanal Site Campus!

Seja grande ou seja pequeno o projeto, as falhas de comunicação estão sempre presentes, como um ar invisível que sempre cerca as pessoas de uma equipe. Não adianta tentar fugir delas de qualquer maneira, é necessário entender o que está acontecendo de errado e corrigir as falhas.

A comunicação certamente é uma das áreas de conhecimento mais importantes para o gerente de projeto, isso se não for a mais importante. Ela representa cerca de 90% do tempo de gerenciamento do projeto e é o elo de ligação entre as pessoas, as ideias e as informações. Comunicação é qualquer processo pelo qual nós seres humanos trocamos informações, fazemos questionamentos, expressamos nossos sentimentos e pensamentos.

Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada.

Durante todo o ciclo de vida de um projeto, são produzidas ou recebidas, uma grande quantidade de informações. A administração desta informação é de responsabilidade do gerente de projeto. Em um plano de comunicação, devemos ter identificado de forma clara como uma informação será gerada e distribuída.

Em um levantamento realizado pelo PMI (Project Management Institute Brasil), com 300 empresas de grande porte, percebeu-se que para 76% das empresas, a falha na comunicação é o principal motivo para os projetos fracassarem. Além do problema de comunicação, 71% das empresas citaram o não cumprimento de prazos como fator no fracasso dos projetos. Já 70% culpam as constantes mudanças de escopo.

A percepção de que a comunicação é o principal fator que impacta no sucesso de um projeto é bastante clara, ainda, entre os profissionais de projetos. E, de fato, observando que um projeto é, em essência, a união de pessoas em torno de um objetivo em comum, a comunicação sempre será um fator de grande peso e impacto.

Se você olhar para todos esses dados que demonstram o problema que a comunicação pode causar para seu projeto, verá que simples ser um “tocador” de projeto nunca dará certo. Um gerente de projeto precisa saber da responsabilidade que é garantir que todas as pessoas recebam a informação certa, na hora certa e pelo meio certo.

Muitas pessoas acreditam que possuem habilidade de comunicação, e talvez, até mesmo por esta razão, não se é dado a devida importância ao plano de comunicação em um projeto. Mas como você viu acima, as demandas de comunicação precisam ser organizadas, ou seu projeto irá falhar.

Em resumo, tenha em mente que um projeto depende de pessoas e que pessoas se comunicam. Se você entende da maneira mais simples possível a importância disso, saberá que não é possível gerenciar um projeto sem comunicação.

Leia nosso artigo sobre como montar um plano de comunicações em seu projeto clicando aqui!

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,