Conheça o Aspecto Justificativa de Negócio do SBOK

Conheça o Aspecto Justificativa de Negócio do SBOK

 

Conheça o Aspecto Justificativa de Negócio do SBOK da SCRUMstudy

Nesse artigo, apresentaremos o Aspecto Justificativa de Negócio, do Guia SBOK™. Podemos identificar a importância de justificar o motivo da existência do projeto através de dados apresentáveis e não apenas ideias. Para que seu projeto seja de sucesso, preparamos um artigo que vai te ajudar a justificá-lo.

Preparamos uma série de artigos sobre as fases e os processos do Scrum da SCRUMstudy. Em comparação ao Scrum original, a abordagem da SCRUMstudy é metodológica, enquanto o original é um framework. Criamos um curso também sobre o Scrum de Ken Schwaber e Jeff Sutherland, clique aqui para conhecer o curso Scrum 100 Lero Lero. Apesar de existirem conflitos e polêmicas entre ambas as correntes, acreditamos que todas são interessantes para o gerente de projetos profissional. Leia mais artigos em nosso blog para entender as polêmicas e debates em relação as diferentes abordagens frente ao Scrum.

Todo projeto é necessário que a justificativa de negócio seja eficaz para que o Dono do Produto entregue o máximo valor de negócio ao cliente. Nesta etapa que é realizado o levantamento junto ao cliente sobre suas necessidades e compreendido pelo time central, e o time scrum irá agregar suas justificativas das atividades. A compreensão dos papéis é importantíssimo para o resultado final nesse aspecto, pois com uma boa justificativa que poderemos apresentar um produto ou serviço funcional e da forma esperada do cliente.

Guia de Papéis

Dono do Produto, Scrum Master e Time Scrum.

Já descrito no artigo sobre o Aspecto  o Scrum Master e Stakeholders, clique aqui para conferir.

Entrega Orientada a Valor

A incerteza de um projeto é bem explicita no seu início, pois não se possui de forma estruturada das idéias e da visão do negócio. A entrega orientada a valor traz uma visão abrangente para que o Dono do Produto esteja com foco nas entregas de valor e como a realização do andamento do projeto acontecerá.

Entender o que agrega valor aos clientes e usuários, e priorizar os requisitos de alto valor no topo do Backlog Priorizado do Produto.

Diminuir a incerteza e constantemente direcionar os riscos, que potencialmente possam diminuir o valor, caso ocorram. Também, trabalhar em colaboração com os stakeholders do projeto, mostrando-lhes incrementos de produtos no final de cada Sprint, permitindo o gerenciamento eficaz de mudanças.

Criar os Entregáveis com base nas prioridades definidas pela produção de incrementos de produtos potencialmente entregáveis em cada Sprint, para que os clientes possam perceber o valor já no início do projeto.

Black Week Site Campus

O Scrum da SCRUMstudy demonstra o porque é necessário agregar valor ao negócio do cliente e com este foco utiliza alguns fatores para determinar a Justificativa de negócio, esse papel que cabe ao Dono do Produto.

Justificativa do Projeto: O Dono do Produto identifica tudo o que atinja positivamente ou negativamente o projeto.

Necessidades do Negócio: São identificados os requisitos que o projeto deverá possui. Como por exemplo a construção de uma casa:

  • É  necessário ter a mão de obra do pedreiro
  • É necessário conforme identificado que o cliente quer a casa de 2 andares

Benefícios do Projeto: Todas as melhorias mensuráveis são identificadas e documentadas para que a conclusão do projeto seja de forma positiva.

Custo de Oportunidade: Em determinados projetos o valor da entrega é mais valiosa do que a perspectiva de investimento.

Riscos Maiores: Podemos mensurar de forma básica os riscos que afetarão o projeto. Nesta etapa não será ainda detalhado todos os riscos.

Prazos do Projeto: O prazo é um item crucial em um projeto, todo projeto é necessário que seja desenvolvido de acordo com um cronograma definido.

Custos do Projeto: Referenciado muito por custos que serão utilizados a construção de um produto ou serviço, o que apresentar ser a melhor opção é escolhido.

Técnicas da Justificativa de Negócio

Ferramentas e análises são utilizadas para que justifique o porque de se investir no negócio, neste meio nos deparamos com ajuda com Scrum Guidance Body e sua visão do projeto. Para que possamos mensurar o custo do investimento, o SBOK nos apresenta várias que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades do seu projeto que são:

Retorno sobre Investimento (ROI): Mais utilizado por apresentar de forma simples o retorno do investido, sua fórmula é.

  • ROI = (Receita do Projeto – Custo do Projeto) / Custo do Projeto

Caso sua resposta seja 1, isso diz que houve um retorno de 100%, caso seja 0,7 neste caso seu retorno foi de 70%.

Valor Presente Líquido (VPL): o VPL é o valor total esperado da renda ou da receita de um projeto, de acordo com análise simples é fácil reconhecer o que será a melhor escolha sobre VPL. Exemplo:

  • O projeto A tem um VPL de R$1.500,00 e será finalizado em 5 anos.
  • O projeto B tem um VPL de R$1.000,00 e será finalizado em 1 ano.

O VPL do A é maior então seu retorno mesmo em longo prazo é o escolhido. Mas tudo depende de uma análise mais a fundo sobre seu projeto, nunca se precipite.

Taxa Interna de Retorno (TIR)

Assim como o VPL, a TIR prioriza o maior valor de retorno, neste caso abaixo o projeto A seria o escolhido.

  • O projeto A, que tem uma TIR de 15% e será concluído em 5 anos.
  • O projeto B, que tem uma TIR de 10% e será concluída em 1 ano.

Existem ainda outras técnicas para justificar o valor que podem agregar ainda mais  a sua análise de retorno do projeto que são: Mapeamento do Fluxo de Valor, Esquemas Simples, Priorização MoSCoW, Dinheiro Monopoly, Método de Ponto-100, Análise de Kano, Análise de Valor Agregado e Diagrama de Fluxo Cumulativo (DFC). Todos estes presentes no SBOK que pode ser baixado gratuitamente aqui.

Como resumo das responsabilidades da Justificativa de Negócio temos:

Dono do Produto:

  • Garantir a entrega de valor para os projetos
  • Manter a justificativa de negócio para projetos
  • Confirmar e comunicar os benefícios do projeto aos stakeholders

Scrum Master:

  • Garantir que os resultados desejados do projeto sejam comunicados e compreendidos pelo Time Scrum
  • Realizar a Justificativa de Valor Contínuo para os projetos

Time Scrum:

  • Garantir que as entregas do projeto sejam concluídas de acordo com os Critérios de Aceitação acordados
  • Realizar a Justificativa de Valor Contínuo para os projetos

Já descrito no artigo sobre o processo Reunião de Retrospectiva da Sprint, clique aqui para conferir.

Clique aqui e veja uma aula sobre a importância da utilização do Scrum de nosso curso preparatório para a certificação SFC da SCRUMStudy – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , ,