Conheça o processo Refinar o Backlog do Produto - SBOK SCRUMstudy

Conheça o Processo Refinamento do Backlog do Produto no Gerenciamento Ágil de Projetos

Conheça o Processo Refinamento do Backlog do Produto no Gerenciamento Ágil de Projetos

Neste artigo, apresentaremos o processo Refinar o Backlog do Produto, da fase “Implementar” do Scrum de acordo com o Scrum Body of Knowledge, da SCRUMstudy. A fase “Implementar” é composta por 3 processos.

Pacote Carreira Gerente Híbrido de Projetos Site Campus

Propósito do Processo Refinar o Backlog do Produto

O refinamento do backlog do produto é um processo que ocorre ao longo de todo o ciclo de vida do projeto. Ele deve ser executado, como processo, sempre que for necessária a revisão de itens no backlog por parte do Dono do Produto, equipe de desenvolvimento, clientes e demais partes interessadas.

Ele é descolado da Sprint e de seus rituais, os tradicionais rituais do Scrum. Este processo deve ocorrer em paralelo, sem time-boxing ou restrições, ao longo da fase de implementação.

Conheça o Processo Refinamento do Backlog do Produto no Gerenciamento Ágil de Projetos

Entradas

Time Central do Scrum*

Já descrito no artigo sobre o processo Desenvolver os Épicos, clique aqui para conferir.

Entrada obrigatória neste processo!

Backlog Priorizado do Produto*

Já descrito no artigo sobre o processo Criar o Backlog do Produto, clique aqui para conferir.

Entrada obrigatória neste processo!

Entregáveis Rejeitados

De acordo com o SBOK:

Nos casos em que a entrega não atender aos Critérios de Aceitação, será considerado um Entregável Rejeitado. Os Entregáveis Rejeitados normalmente não são mantidos em uma lista separada. Simplesmente permanecem no Backlog Priorizado do Produto e não são classificados como Pronto, dessa forma poderão ser re-priorizados no processo de Refinamento do Backlog Priorizado do Produto e serem considerados para serem desenvolvidos no próximo Sprint.

Solicitações de Mudança Não Aprovadas

Já descrito no artigo sobre o processo Desenvolver os Épicos, clique aqui para conferir.

Riscos Identificados

Já descrito no artigo sobre o processo Desenvolver os Épicos, clique aqui para conferir.

Backlog do Produto do Programa Atualizado

Necessidades e requisitos de alto nível para o Programa que devem ser distribuídas entre os projetos daquele programa. Podemos considerar este backlog como um registro de épicos que devem ser executados por projetos distintos. Ao analisar um backlog de programa, é possível ter uma noção geral de todos os projetos necessários ou em execução.

Esta entrada refere-se ao backlog do produto do programa atualizado de acordo com necessidades do programa e também organizacionais.

Registro de Retrospectiva do Sprint

De acordo com o SBOK:

O Registro de Retrospectiva do Sprint é um registro das opiniões, discussões e de itens acionáveis apontados durante uma Reunião de Retrospectiva do Sprint. O Scrum Master pode facilitar a criação deste registro com a colaboração de membros do Time Central do Scrum. A coleção de todos os Registros de Retrospectiva do Sprint tornam-se o diário do projeto, onde são detalhados os sucessos, problemas e resoluções do projeto. Os registros são documentos públicos, disponíveis para qualquer pessoa na organização.

Dependências

Já descrito no artigo sobre o processo Criar as Tarefas, clique aqui para conferir.

Cronograma de Planejamento da Release

Já descrito no artigo sobre o processo Conduzir o Planejamento da Release, clique aqui para conferir.

Recomendações do Scrum Guidance Body

Já descrito no artigo sobre o processo Criar a Visão do Projeto, clique aqui para conferir.

Ferramentas

Reuniões de Previsão do Backlog Priorizado do Produto*

É uma reunião, ou conjunto de reuniões, administradas pelo Dono do Produto. Este tipo de reunião corre em paralelo com as Sprints e seus eventos, seus rituais. Ela deve ser empregada sempre que tivermos entregáveis aceitos e rejeitados, após a reunião de revisão da Sprint – e se possível de retrospectiva – para refinamento do backlog do produto. Esta reunião é importantíssima porque vai ajudar não apenas o Dono do Produto, mas também partes interessadas relevantes (clientes, por exemplo) a reverem aquilo que realmente querem no produto que está sendo construído.

Esta reunião vai contar com riscos identificados e solicitações de mudança aprovadas, pois assim será possível manter um backlog fiel aos fatores ambientais do projeto e também as necessidades do cliente e da organização patrocinadora (caso não seja o próprio cliente). Como resultado destas reuniões, teremos o backlog do produto refinado.

Ferramenta obrigatória neste processo!

Técnicas de Comunicação

Técnicas de comunicação e de tomada de decisão em grupo são muito importantes para este processo. Uma reunião de refinamento do backlog vai envolver, muitas vezes, partes seniores da organização, membros de equipes de desenvolvimento, clientes e usuários. Debates podem surgir e é importante ter o domínio de técnicas de tomada de decisão em grupo para conseguir refinar o backlog do produto com foco naquilo que realmente é importante.

Confira este artigo sobre técnicas de tomada de decisão em grupo no gerenciamento de projetos: http://escritoriodeprojetos.com.br/tecnicas-de-tomada-de-decisao-em-grupo.aspx

Também, é preciso distribuir as informações e manter todas as partes interessadas informadas – na medida do necessário – sobre o refinamento do backlog do produto.

Outras Técnicas do Backlog de Produto

Alguns outras ferramentas do backlog do produto priorizado e refinado incluem muitas das mesmas ferramentas utilizadas para os seguintes processos (clique neles para acessar os respectivos artigos aqui no Site Campus):

Saídas

Backlog Priorizado do Produto Atualizado*

Se você lembra do processo Criar o Backlog doProduto, vai perceber que o que temos aqui é o resultado de um esforço de manutenção deste backlog. Confira o artigo original sobre a criação do Backlog do Produto clicando aqui.

Saída obrigatória neste processo!

Cronograma de Planejamento da Release Atualizado

Já tratamos do planejamento da release em artigos anteriores. Confira um exemplo simples de planejamento de release:

SPRINT A: Épico X, Histórias 1,2 e 3 – Incremento 1

Data previsa: XX/XX

SPRINT B: Épico Z, Histórias 4,5 e 6 – Incremento 2

Data previsa: XX/XX

SPRINT C: Épico Y, Histórias 7,8 e 9 – Incremento 3

RELEASE 1: Incrementos 1, 2 & 3 – Previsto para: DATA XX/XX

O resultado do processo de refinamento do backlog naturalmente nos leva a rever o planejamento original das releases. Caso existam mudanças no backlog, vão ocorrer mudanças no planejamento das entregas. Leia o artigo sobre a condução do planejamento da releases clicando aqui.

Clique aqui e veja uma aula sobre os Princípios do Scrum do nosso curso Formação SCRUMStudy preparatório para as certificações SDC, SMC & SPOC – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,