Conhecimento tácito e conhecimento explícito - Site Campus

Conhecimento tácito e conhecimento explícito

Conhecimento tácito e conhecimento explícito

O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquire ao longo da vida e o conhecimento explícito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado.

A Gestão do Conhecimento é um conjunto de práticas que procuram gerenciar as circunstâncias que o conhecimento precisa para prosperar na organização.

À medida que interagem com o mundo à sua volta, as organizações naturalmente absorvem informações, transformam-nas em conhecimento e agem com base numa combinação desse conhecimento com suas experiências, valores e regimento interno.

O conhecimento tácito é altamente pessoal, difícil de formalizar e, de certa forma, possui uma dificuldade maior para ser compartilhado.

São as famosas conclusões, “insights” e palpites subjetivos. Eles se formam através de tudo o que você já tem dentro de si e une ao que está adquirindo de conhecimento, nas experiências que você tem ao longo da vida, seu valores e até mesmo suas emoções.

É um conhecimento difícil de mensurar e que forma o seu know-how pessoal. Você não tem como passar isso para um Pen Drive e emprestar para seu amigo copiar.

Já o conhecimento explícito é facilmente disseminado, fornecendo informações rápidas e confiáveis e conectando pessoas para sua utilização através de diversos formatos.

Livros, artigos, posts na internet, imagens, infográficos, vídeos, áudios… Enfim! Há uma infinidade de conteúdo explícito sendo gerado constantemente para que você compreenda cada pequena coisa que existe no mundo.

Obviamente, o conhecimento explícito sempre teve uma maior relevância, pois ele é mensurável e você pode olhar para ele.

Esse tipo de conhecimento pode ser armazenado em pastas ou comprimido em drives virtuais na nuvem para compartilhar com o mundo. Podem virar artigos que preenchem blogs e mais blogs na internet e, até mesmo, virar um canal no YouTube.

Por isso, o grande desafio para as empresas é saber transformar conhecimento tácito em conhecimento explícito.

Assim, temos que deixar de lado a ideia de que o conhecimento pode ser repassado por meio de listas ou fórmulas, mas que devemos usar nossos insights que, muito bem observados, podem ser muito importantes para a orientação de decisões e tornarem-se parte integral do conhecimento de outras pessoas no mundo.

Pense que ambos os conhecimentos se completam constantemente e precisa existir em conjunto para que você possa adquirir novos conhecimentos. O aprendizado em conjunto é gerado todos os dias e nos possibilita coisas grandes.

Clique aqui e veja uma aula com dicas para você crescer de nosso curso livre Seja Você o Líder – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!
Aquecimento Black Friday Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,