A importância da curadoria de conteúdo - Site Campus

A importância da curadoria de conteúdo

A importância da curadoria de conteúdo

Curadoria de conteúdo é um processo de busca e triagem de informações relevantes de determinado tema, que são apresentadas de maneira filtrada e organizada nas redes sociais.

A curadoria de conteúdo já se tornou uma realidade para a comunicação on-line, pois constantemente as pessoas estão em frente a milhares de anúncios, artigos e outras formas de informações diárias. Para o empreendedor digital, é fundamental filtrar apenas as informações mais importantes para ajudar o público-alvo.

70% das pessoas na web social apenas consomem conteúdos, de modo que a curadoria de conteúdo está ficando mais importante, a fim de ajudar as pessoas a encontrar informações relevantes. Com tanta informação ao mesmo tempo, esse conceito é essencial para ajudar seu público a ver apenas as notícias ou as atualizações mais importantes. Por isso, a curadoria de conteúdo já se tornou algo fundamental em uma campanha de Mídias Sociais.

Black Week Site Campus

O trabalho de curadoria de conteúdo consiste em encontrar em meio à grande quantidade de informação disponível na internet aquele assunto que realmente merece destaque e interessa aos leitores do seu blog, site ou fanpage.

O empreendedor deve  administrar o volume de informações do dia-a-dia e selecionar os conteúdos que mais se identificam com a empresa.

Esse processo requer muita dedicação para selecionar, analisar, editar e publicar estrategicamente o melhor material. Tendo em vista esse conceito de curadoria de conteúdo, podemos resumir o trabalho do curador de conteúdo em três fases:

1- É o momento de garimpar. Busca-se em meio a tudo o que está disponível na internet o que é verdadeiramente interessante para seus leitores e se a informação publicada é verídica. É preciso conferir suas fontes, evitando assim publicar conteúdos falsos, que podem acabar com a credibilidade do seu site. Essa fase demanda longo tempo e é nela em que o curador mostra seu valor, se tem resistência para percorrer a imensidão de conteúdo disponível e faro para encontrar aquela pauta tão procurada.

2- É a fase da lapidação. Muitas pessoas se enganam ao acreditar que marketing de conteúdo e o trabalho de curadoria consistem em copiar e colar. Muito pelo contrario, o curador de conteúdo ao selecionar uma informação interessante inicia um trabalho de produção desenvolvendo um material original, adaptando-o de acordo com o perfil do seu público-alvo, sem se esquecer de mencionar suas fontes.

3- É a hora de expor. Esse é o momento mais estratégico do trabalho de curadoria, é a hora de definir o formato e o canal da publicação, se será no texto, imagem, infográfico, vídeo, se será no site, blog, Facebook, Twitter, entre outros. E isso só será realizado com excelência se o profissional conhecer bem a sua audiência para ser capaz de gerar engajamento.

Clique aqui e veja uma aula com diversas dicas para você crescer como líder no mercado gerencial e decole em sua carreira de marketing – faça gratuitamente esta aula e conheça nosso curso Seja Você O Líder agora mesmo!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,