Entenda o poder do "feedback" e faça a diferença
Categorias: Agile, Carreira e Educação, Gerenciamento de Projetos, Governança e Gestão de TI
Você costuma dar feedbacks? Qual foi a última vez que fez isso? Não lembra? Fique tranquilo, pois infelizmente não temos mesmo uma cultura de fornecer e receber feedbacks, mas já está na hora de revermos alguns conceitos e fazermos a diferença, não é mesmo?
O artigo desta semana discorre sobre esta poderosa ferramenta de gestão muito pouco usada e, destaco que, além do crescimento da empresa com profissionais motivados e engajados, saber dar um excelente feedback para as pessoas que trabalham conosco é uma forma de contribuir para o processo de ascensão na carreira.
O que significa o termo "feedback" ?
O termo em Inglês “feedback” significa realimentação ou mecanismo de revisão e é muito utilizado para direcionar pessoas ou grupos com base em eventos passados.
Como o mercado pensa a respeito do "feedback"?
Há uma premissa no mercado que as pessoas são contratadas para fazerem as coisas corretamente, que não é mais do que obrigação fazer direito, sendo assim desnecessário fazer elogios. Contudo, isso, sem dúvidas, é algo nocivo não apenas para a organização, como também para a pessoa que tem a oportunidade de valorizar o trabalho de alguém e não o faz.
Qual a importância do "feedback"?
A arte de uma empresa de sucesso, na grande maioria das vezes, não é o conhecimento técnico que esta empresa tem de determinado assunto, mas é o alinhamento que a equipe possui, a forma de trabalharem juntas, engajadas no propósito organizacional e estratégia de negócio da empresa. E a principal vantagem do feedback neste momento é que todos saibam se o que estão fazendo está correto ou não.
Fornecer feedback significa passar informações positivas ou negativas para alguém que trabalha conosco sobre os mais variados aspectos da função e das tarefas envolvidas.
Os grandes erros ao fornecer "feedbacks"
- Fazer julgamentos pessoais durante a reunião de feedback
- Fornecer um feedback muito vago
- Generalizar atitudes
- Fazer reunião de feedback apenas para falar de coisas ruins
- Não ter regularidade na hora de dar feedback
Como dar "feedback" e qual o melhor momento?
É extremamente recomendável que o feedback positivo aconteça em público, quando possível, é importante que todos percebam que o trabalho realizado pelo profissional em questão está sendo bem feito, e que principalmente a liderança está percebendo este valor.
Outro benefício neste momento é que está sendo criado um referencial, algo que os demais profissionais possam colocar como padrão de excelência, repetindo assim outras vezes.
O Feedback positivo também deve ser feito horizontalmente e não apenas verticalmente, ou seja, quando um colega de mesmo nível hierárquico faz um trabalho de excelência, devemos comentar, elogiar e impulsioná-lo. É importante para o ambiente saudável de trabalho que um valorize o trabalho do outro, gerando um clima melhor para todos. Cabe ao líder fomentar este tipo de iniciativa entre os pares.
Outra lição importante é na hora de dar o feedback negativo, este deve ser feito em separado, isolado do grupo, não se deve fazer correções e apontar erros de um profissional diante de todo o time ou equipe para não gerar constrangimento e preservar a imagem do profissional. Importante ressaltar, que isso não quer dizer que em determinados momentos, normalmente reuniões, certas pessoas não possam ser contrariadas e corrigidas.
Feedbacks positivos devem ser em público quando oportuno, e feedbacks negativos devem ser em particular.
Características do "FeedBack"
- Oportunidade de desenvolvimento positivo;
- Estímulo para mudança de comportamento
- Aquisição de desenvolvimento de competências;
- Quem fornece e quem recebe, precisam estar abertos e flexíveis à mudança;
- Deve ser honesto, direto e específico;
- Estruturado de modo construtivo.
Quais cuidados devemos considerar ao fornecer "feedbacks" ?
- Planejamento: O feedback precisa ser planejado e deve ser objetivo. Não inicie o processo de feedback sem refletir sobre o que dizer, enriqueça suas palavras com exemplos objetivos claros e pontuais;
- Abordagem específica: Não rotule nem generalize, isso faz com que sua abordagem perca o significado, pois não fornecem informações suficientes para serem compreendidas e utilizadas. É altamente destrutivo para a relação e diminui a auto-estima do outro.
- Foco no comportamento: Mencione comportamentos específicos que podem ser analisados, mensurados ou observados.
- Momento do feedback e tempo para fazê-lo: Seja o mais breve possível, em clima amigável, seja ético e lembre-se: feedbacks positivos devem ser públicos quando oportuno e feedbacks negativos devem ser em particular.
- Seja racional: É muito importante saber dosar o que dizer entre feedbacks negativos e positivos.
- Seja também ouvinte: Ouvir o ponto de vista do outro é essencial; quem não sabe ouvir, também não sabe como e o que perguntar.
Dicas para um feedback eficiente
- Evite a falta de paciência e ansiedade;
- Tenha o máximo de respeito com o outro lado;
- Entenda o quanto é difícil se preparar para o feedback, independentemente se você que irá fazer ou receber a avaliação;
- Baseie-se em fatos concretos;
- Substitua palavras negativas. Por exemplo, em vez de pontuar críticas ou pontos negativos, use pontos a desenvolver;
- O gestor deve criar um clima de empatia com o funcionário;
- Anote o que for apontado durante a reunião para que os pontos positivos sejam mantidos e os pontos a desenvolver sejam trabalhados;
- Deve estar preparado para ouvir e não deve ficar se justificando;
- Faça uma auto-avaliação sobre as informações colhidas;
Conclusão
Todos nós precisamos de feedback para melhorar nosso desempenho em relação à organização e às pessoas com quem trabalhamos, portanto "Feedback" é um produto quase em extinção no mercado e deve-se cuidar para não perder o momento correto de fornecê-lo, senão vence o prazo de validade, tornando-se nesse caso um produto indigesto.
Pense nisso e tenha uma excelente semana !
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