Visão Sistêmica - Enxergue além do que está diante de seus olhos

Visão Sistêmica – Enxergue além do que está diante de seus olhos

Enxergue além do que está diante de seus olhos

Vá além das coisas que são visíveis e veja mais do que está diante de seus olhos. Saiba que visão sistêmica é uma habilidade que leva você além do básico.

Visão Sistêmica – Existem diferentes tipos de características que distinguem as pessoas e as fazem destacarem-se na multidão.

Algumas dessas características são habilidades técnicas que as fazem executar suas atividades de maneira diferenciada e com extrema qualidade.

Ainda existem pessoas que têm um conhecimento teórico muito grande sobre sua área de atuação e conseguem criar seu destaque pessoal através da forma que lidam com esse conhecimento, trazendo benefícios para si e para a comunidade profissional onde atua.

Não posso esquecer de citar ainda aqueles que destacam-se com suas características intrapessoais e interpessoais, tendo uma habilidade quase que natural para lidar com pessoas e usar sua grande inteligência emocional a seu favor.

Agora, existe uma mescla entre todas essas características que pode ser aprendida e também pode ser aplicada em qualquer área de atuação.

Essa mescla é conhecida por alguns como a habilidade de possuir “visão sistêmica”.

Existem muitos trabalhos que definem o que é visão sistêmica, mas para contextualizar vamos pensar na palestra. Visão sistêmica é a capacidade de compreensão do todo envolvido em um sistema com interação de muitas partes.

Complexo? Se quer de forma mais clara e simples, entenda como a forma de olhar para o todo sendo muito mais importante do que a soma de todas as partes.

Olhamos para um sistema como um todo e não somente para cada componente envolvido nesse sistema.

O que pode ser um sistema? Qualquer coisa… Uma empresa é um sistema.

Você não pode tentar compreender um problema separando seus elementos, pois a resposta que você procura para o problema pode estar justamente na relação entre eles.

Para começar a pensar de forma sistêmica é necessário olhar para fora da caixa e passar a entender de forma diferente a importância de cada processo que está envolvido o seu trabalho.

Talvez sua cultura e conhecimento do mundo hoje seja muito limitada, mas será que você está se esforçando para mudar esta realidade?

Para realmente buscar um maior entendimento de como as coisas funcionam e ter na visão sistêmica uma habilidade pessoal para você, é necessário ir muito além dos limites que os livros de sua faculdade lhe colocam.

É preciso ir além do que já está definido como certo ou como padrão. Para conseguir ver respostas diferentes é necessário pensar de uma maneira diferente.

Após ter uma maior compreensão de como as coisas funcionam ao seu redor, automaticamente o seu cérebro começa a associar a importância de suas atitudes dentro desse sistema que você está envolvido. Entenda que você faz parte de algo muito maior que você.

E quando você começa compreender o mundo e o sistema que você está inserido, começa a ficar mais claro qual é a sua função nele.

Aos poucos, verá como essa habilidade irá modificar a forma como você executa suas tarefas e transformará também a maneira como você é visto pelas pessoas ao seu redor.

Não tenha medo da mudança, tenha medo é de não mudar.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,