Estou começando a carreira - CAPM ou PMP? - Site Campus

Estou começando a carreira – CAPM ou PMP?

Estou começando a carreira - CAPM ou PMP?

CAPM ou PMP? A dúvida que muitos podem ter ao olhar para essas certificações é qual delas é melhor para quem está, justamente, no início da carreira.

CAPM ou PMP – Gerenciamento de Projetos é uma das áreas que mais cresce no mercado de trabalho global. Isso se dá ao fato de que todos os negócios ao redor do mundo precisam de projetos para que se possa atingir os seus objetivos e metas. Para atingir o sucesso em seus projetos, nada mais óbvio do que necessitar de profissionais capacitados para gerenciar esses projetos.

Mas e se você está começando sua carreira e quer se tornar um grande gerente de projetos, quais passos deve dar para atingir esse objetivo? Essa é uma pergunta bem frequente.

É bem difícil pessoas que são, simplesmente, transformadas da noite para o dia em gerentes de projetos. Isso porque, às vezes, começa-se a gerenciar projetos sem ter essa função formalmente passada para nossa responsabilidade.

A capacitação é fundamental nesse momento, pois com cursos na área você poderá formalizar e comprovar ter conhecimento de toda a teoria que envolve o gerenciamento de projetos como um todo.

Se você já está trabalhando e viu que há a possibilidade de migrar para uma área onde você possa trabalhar com projetos e vir a desenvolver uma carreira como gerente de projetos futuramente na sua empresa, ótimo. Descubra o que precisa para conseguir ir para essa função e dê tudo de si.

Caso sua organização não pratique boas práticas de gerenciamento de projetos, outra opção é aceitar uma posição júnior em outra empresa, mesmo com uma menor remuneração inicial. Aqui, foco no longo prazo é essencial.

Entre a gama de certificações que o PMI oferece no mercado, duas delas se destacam, a CAPM® e a PMP®. A dúvida que muitos podem ter ao olhar para essas certificações é qual delas é melhor para quem está, justamente, no início da carreira.

A certificação PMP® é voltada para gerentes de projetos já atuantes com a gestão de projetos e que buscam comprovar suas qualidades com a certificação mais requisitada para a função.

Para quem consegue comprovar que está atuando na área há pelo menos 3 anos, a certificação PMP® (Project Management Professional) é o caminho.

Mas e quem não tem sequer alguns minutos de experiência em gerenciamento de projetos?

Para quem se formou e não tem experiência, o ideal é a certificação CAPM® (Certified Associate in Project Management) do PMI, que não exige experiência profissional e será um diferencial na hora de conseguir emprego.

Projetada para aqueles com menos experiência no gerenciamento de projetos, a certificação CAPM® atesta sua compreensão do conhecimento, terminologia e processos fundamentais de um gerenciamento de projetos eficiente, segundo o Guia PMBOK®. A credencial CAPM® exige somente 23 horas de educação formal ou 1500 horas de trabalho em uma ou mais equipe de projeto.

Essa certificação pode ser o seu grande passo para uma função que futuramente lhe transformará em um gerente de projetos.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,