Eu posso estar errado, mas ele não está certo - Teimosia ou birra?

Eu posso estar errado, mas ele não está certo – Teimosia ou birra?

Eu posso estar errado, mas ele não está certo - Teimosia ou birra?

Às vezes não deixamos alguém opinar sobre qualquer coisa ou ainda nem queremos ouvir o que as pessoas têm a dizer. Teimosia ou birra mesmo?

A gente trabalha com perfis de pessoas muito variados ao longo de um único dia, discutindo e tratando dos assuntos mais diversos.

Só que muitas das coisas que estamos debatendo durante o dia, não estão sendo realmente debatidas.

O que quero dizer é que não estamos sabendo ouvir o que as pessoas têm a nos dizer.

Muitas opiniões vão divergir com a nossa, porém isso não significa que essa opinião deva ser descartada ou que a discussão dos dois pontos deva virar uma briga.

Tente ver os  pontos em comum nas opiniões que são divergentes da sua.

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que uma outra pessoa sentiria caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor como devemos nos comportar em cada situação ou ambiente em que nos encontramos ou até mesmo o que falar em cada situação.

Outro sentimento importante aqui é a humildade para aprender a ouvir, verdadeiramente ouvir. A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, tem modéstia e ausência de orgulho.

Se você não é humilde o suficiente para assumir que existem pessoas melhores que você em certos pontos, terá muitas dificuldades em negociar suas vontades.

Os debates ou “embates” que travamos diariamente para ver quais opiniões tem mais embasamento para serem tachadas de verdadeiras, são tão desnecessários que você nem percebe, mas acabam com toda a sua produtividade diária.

O pior nisso tudo é que quando as discussões ficam mais fortes e teimamos em não ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, começamos a fugir sem nem sequer entender onde a nossa opinião é diferente da opinião da outra pessoa.

Mesmo que algumas pessoas assumam que estão erradas, elas têm sérias dificuldades em ver o contraponto como certo.

Comece a olhar para você mesmo durante o dia e perceba quantas oportunidades de aprendizado você está deixando passar simplesmente por não começar a ouvir e debater com as pessoas que têm opiniões contrárias às suas.

Mas exercite isso de forma humilde, ou seja, não queira brigar para mostrar a sua opinião. Tente somente olhar para o que a pessoa enxerga e percebe como visão de mundo, tentando entender como ela percebe muitas coisas igual a você por uma ótica diferente.

Crescer não é só aprender verdades, mas também desconstruindo elas.

Clique aqui e veja uma aula sobre certificações em MS Project com o professor Ênio  – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Natal Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,