Feedforward - "O olhar adiante”

Feedforward – “O olhar adiante”

Feedforward - O Olhar Adiante

 

Enquanto o Feedback identifica necessidades e reorienta a ação para o resultado o Feedforward direciona o caminho para o futuro do desenvolvimento.

A ação de oferecer a um profissional uma avaliação em relação ao seu trabalho que possa ser útil ao seu desenvolvimento dentro de uma organização recebe o nome de feedback. Para que estas observações e percepções possam ser levadas adiante e transformadas em melhorias efetivas, as empresas utilizam outra técnica, denominada feedforward. Trata-se de um “olhar adiante”, em que um colaborador recebe orientações para melhorar seu desempenho, superando as dificuldades avaliadas.

Também chamado em algumas empresas de reorientação, o feedforward é uma ferramenta de importância crucial na gestão de pessoas. Através dele, é possível ajudar colaboradores em seu processo de crescimento e aprendizado, aumentando o nível de satisfação e de produtividade. O feedforward também é valioso em momentos de conflito, em que a relação com um funcionário passa por algum tipo de divergência. Nesses casos, o gestor poderá observar as possibilidades para o futuro daquele colaborador e, junto com ele, traçar novas ações dentro da organização.

Assim como ocorre no feedback, no feedforward o gestor necessitará de muito cuidado durante os processos de comunicação junto ao funcionário. Isto ocorre porque nem sempre as perspectivas futuras imaginadas pelo colaborador são as mesmas que a empresa visualiza para ele. Em alguns casos, a ansiedade pode fazer com que o funcionário deseje avançar mais rapidamente do que a organização julga interessante. Em outros, os desafios propostos podem gerar insegurança e o funcionário sentir-se inapto a alçar voos mais altos. Ao gestor cabe conseguir equalizar expectativas, sem constranger o colaborador.

Olhe para o futuro com a metodologia do Feedforward, da seguinte forma:

  • Que comportamento posso escolher para focar o meu processo de desenvolvimento (o que devo mudar, ou otimizar, ou melhorar). Foco é importantíssimo.
  • O que faço bem? Frequentemente focamos as ações de desenvolvimento apenas nos pontos negativos, mas dificilmente seremos excelente nesses pontos negativos. Posso e devo melhorá-los, mas não focar apenas nisso.
  • Concentrar meus esforços nas oportunidades e nas soluções. A relação chefia subordinado se reforça com a melhoria do relacionamento por meio da sinergia e cooperação.
  • O monitoramento da chefia sobre o desenvolvimento do subordinado adquire características de Coaching onde a intervenção de orientação e sugestões se faz presente de maneira consistente. A aceitação para mudanças é facilitada. Reduz o “Você e assim” e reforça o “Você pode ou deverá ser…”
  • A ação do gestor aproxima-se mais da colaboração e orientação do que da crítica. Pode passar a ser visto como algo positivo.
  • Ficamos mais distantes do “julgamento” e nos aproximamos da “orientação” e do Coaching (treinadores) no nosso papel de Gestores. É o encontro com a Missão da Liderança.

10 Principais características do FeedFoward

  1. O feedforward serve para auxiliar o indivíduo a visualizar e se concentrar apenas em um futuro promissor. Olhar sempre para frente, sem medo de cometer novos erros. Isso, contudo, não significa que tudo será realizado de forma impensada, pelo contrário. Sugestões e troca de ideias são valorizadas durante o processo.
  2. Esse processo pode ser adotado pela liderança, inclusive no processo de avaliação de desempenho e também sem ser durante a análise formal da performance do talento.
  3. Algumas pessoas acreditam que o feedback sempre será influenciado pelo lado pessoal de quem o aplica, mesmo que a liderança tenha sido preparada para conduzir este processo. Como tudo está direcionado no futuro, as chances de pensar que a ferramenta será induzida por fatos que ocorrem entre os profissionais passa a ser descartada. O passado, mais uma vez vale lembrar, perder espaço para o futuro – foco do feedforward.
  4. Costuma ser diferenciado do feedback porque toma como base o que pode ser realizado no futuro e não aquilo que foi feito. Isso ajuda as pessoas a receberam uma devolutiva sobre suas performances com mais serenidade.
  5. Como o feedforward concentra-se nas soluções e tem sempre visão para o futuro. Isso estimula os talentos a enfrentarem os novos desafios e a não se pautarem nas falhas cometidas anteriormente. Por isso, a receptividade costuma ser muito positiva.
  6. Reforça a possibilidade de mudança no profissional que precisa trabalhar determinadas competências essenciais ao cargo que exerce e que poderá chegar a pleitear no futuro, com base em um plano de desenvolvimento de carreira.
  7. É visto como uma ótima ferramenta que fortalece e estimula as ideias e, consequentemente, o potencial criativo das pessoas que querem alcançar o sucesso e superar obstáculos. Quando o profissional recebe esse suporte da liderança, tem a tendência de não procurar novos desafios em outras organizações.
  8. Estimula, ainda, os indivíduos a fazerem questionamento sobre o próprio potencial que possuem e que, em alguns casos, encontra-se apenas “adormecido”. É comum que surjam indagações do tipo: “O que poderei fazer para melhorar minha performance a partir de agora?”. “Sou capaz de adotar novos comportamentos que impactem positivamente na minha vida?”. “Quais comportamentos devo somar ao meu dia a dia e que até hoje não valorizei como deveria?”.
  9. É uma nova oportunidade para que todos da equipe adquiram o compromisso com o futuro. Isso auxilia as pessoas a considerarem as mudanças como um processo natural de evolução e que pode ser galgado por todos que adquirem a consciência de que o passado não pode ser “deletado”, mas que uma nova história está para ser escrita.
  10. O feedforward não significa um julgamento dado por superior, mas sim um caminho para troca de ideias que podem fazer a diferença para o futuro tanto do profissional quanto da empresa. A comunicação costuma fluir com facilidade, pois a imagem de que o profissional receberá uma avaliação negativa é descartada.

Feedforward é “olhar para a frente”, é buscar otimizar os potenciais de cada profissional e, dessa forma, monitorar o processo de desenvolvimento para o futuro.

Conclusão

Segundo especialistas da área de Recursos Humanos, o feedforward também pode ser visto como uma espécie de complemento direto do feedback. Isso significa que, além de oferecer ao colaborador uma avaliação distanciada e construtiva de suas atividades, a empresa apresenta uma forma efetiva de promover o seu desenvolvimento, criando metas e estratégias para que este possa se superar, atingindo níveis cada vez mais altos de qualidade.

É preciso muito mais esforço para melhorar uma área de baixa competência do que evoluir da competência para a Excelência”. Esse é o foco do Feedforward: o nosso potencial para desenvolvimento!

Se você gostou do texto, compartilhe para que para que atinja outras pessoas.

Clique aqui e veja uma aula sobre dicas de liderança com o professor Frederico Aranha – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Cursos Online Site Campus


#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,