Gerenciamento de mudanças: beneficios e pontos de atenção

Gerenciamento de mudanças: beneficios e pontos de atenção

Gerenciamento de mudanças: beneficios e pontos de atençãoMudar rotas para garantir o objetivo maior. O gerenciamento de mudanças pode facilitar todo esse processo.

Um grande desafio que as organizações enfrentam quando iniciam um projeto de implantação de boas práticas de gestão de serviços de TI com base no ITIL, é implantar o gerenciamento de mudanças logo no início do processo.
.
.
Não é incomum encontrarmos um cenário onde a área de TI trabalha de maneira reativa e atendendo indiscriminadamente todas as demandas das áreas de negócios, deixando de lado controles que são importantes para garantir a qualidade dos serviços prestados.
Promoção de Julho Site Campus
Mudanças são feitas nos ambientes de produção sem os devidos cuidados, fazendo com que o usuário final sofra com paradas não programas, programas que não se comportam como o esperado e em situações extremas com a interrupção de toda a operação da organização. Outro aspecto crítico é a dificuldade em implantar um processo de gestão de configurações robusto sem que as mudanças estejam muito bem controladas.
.Gerenciamento de mudanças: beneficios e pontos de atençãoCom um nível de maturidade dos processos de gestão de serviços muito baixo, essa atividade acaba refletindo na percepção dos clientes sobre a qualidade dos serviços prestados. Quando o processo de gerenciamento de mudanças é colocado em prática, a primeira reação tanto dos profissionais de TI quanto das áreas é se opor, gerando resistência, e alegando que o “engessamento” fará o negócio parar e que os clientes serão prejudicados.
É preciso planejamento, comunicação, firmeza, flexibilidade do gestor da área de TI e principalmente do dono do processo de gestão de mudanças pois os benefícios são percebidos muito rapidamente uma vez que as resistências são superadas e o processo é colocado em prática.
Uma vez que o processo entra no eixo, as mudanças passam a ser controladas e os resultados medidos, o que se observa é uma rápida mudança de atitude tanto dos profissionais da área de TI, quanto dos usuários. De um lado ficam quais os tipos de mudanças,quem está solicitando-se se essas mudanças fazem sentido do ponto de vista do alinhamento da TI com o negócio. Do outro a segurança de que as mudanças implementadas atenderão as necessidades do negócio e não causarão impacto negativo nas operações e atividades do dia a dia.
Sem duvida a percepção de maior controle e profissionalismo da área de TI logo passam a ser vistos como diferencial, com resultados previsíveis e sistemas mais estáveis.


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,