Gerenciamento de projetos: como elaborar um bom planejamento

Gerenciamento de projetos: como fazer um bom planejamento?

Gerenciamento de projetos é, de fato, uma tarefa cada vez mais em evidência no mundo empresarial. E é neste cenário que faz-se necessário saber como elaborar um bom planejamento a fim da gestão ser mais eficaz em análises de custos, tempo, qualidade, produtividade etc.

Existem várias abordagens gerenciais. Neste artigo, vou apresentar uma visão geral inspirada no gerenciamento clássico, não no ágil.

Ainda sim, quando o assunto é gerenciamento de projetos e como elaborar um bom planejamento, é comum surgirem dúvidas a respeito. Embora pareça uma tarefa extremamente complexa, com técnica e dedicação a etapa do planejamento é bem mais fácil do que se imagina. Confira como elaborar um bom planejamento de projetos.

gerenciamento de projetos

Escopo definido

Definir o escopo é o ponto “x” ao analisar um projeto. Isso porque é nele que estão o processo e a abordagem que a equipe usará ao construir o resultado final proposto. Sendo assim, ao tratar de gerenciamento de projetos e ao elaborar um planejamento, todo escopo deve ser maduro e claro, contendo a definição de todo o trabalho necessário para que os objetivos determinados para aquele projeto sejam alcançados.

Recursos disponíveis

Acompanhando o escopo definido na primeira etapa, agora faz-se necessário ter os recursos certos para completar o projeto. O pacote PMO da Site Campus inclui diversos cursos para te ensinar e ensinar o seu time a gerenciar projetos (inclusive abordagens ágeis). Vale a pena conhecer e se inscrever!

Ainda sim, quando pensando a respeito dos recursos, questione-se o máximo possível para assegurar que tudo o que será preciso estará listado. Os colaboradores necessários já estão no local de trabalho e disponíveis ou precisam ser empregados ou contratados? Eles são de caráter técnico? Por meio das respostas você terá um norte do que deverá ser feito. No curso PMP, que você encontra no pacote PMO, temos um módulo especial sobre gerenciamento de recursos – e o pacote é 100% gratuito.

Cronograma pronto

O cronograma é uma parte imprescindível no planejamento de um projeto. Ele é como um relógio, que irá marcar o tempo necessário que deverá ser gasto para finalizar as atividades que compõem a proposta. Tanto o escopo quanto os recursos precisam conter informações do tempo que o projeto levará para ser concluído. Defina tarefa por tarefa!

Listagem das etapas

Muitas técnicas podem ser empregadas no gerenciamento de projetos, como a estruturação de uma EAP. A EAP pode ajudar muito no cronograma e também nas decisões de terceirizar ou construir entregas dentro da própria empresa.

Progresso em monitoramento

É bom demais quando um projeto sai do jeito que esperávamos, não é? Porém nem sempre é assim que funciona. Dessa forma, a equipe deve assiduamente acompanhar o progresso do trabalho, principalmente respeitando o escopo determinado logo nas primeiras etapas. Quando o gerenciamento é ágil, o escopo costuma não ser tão claro nem tão definido no começo, mas este é o assunto para um outro artigo.

Você também pode sugerir pautas! Basta enviar um e-mail para gustavo.carvalho@sitecampus.onmicrosoft.com e teremos o prazer de te ouvir! Aproveite para conferir este e outros conteúdos assinando a nossa newsletter! Ela é atualizada semanalmente com conteúdos sobre gerenciamento de projetos e agile!

Um abraço,

Gustavo Carvalho

Jornalista & Editor do Blog Site Campus

#
Fale com o Site Campus

Tags:, , ,