Aprenda gerenciamento de projetos com tarefas diárias

Aprenda gerenciamento de projetos nas tarefas diárias

Gerenciamento de projetos com as tarefas diárias

No dia a dia temos diversos projetos que nos cercam, dos mais simples aos mais complexos. Explore suas tarefas diárias e aproveite a chance de aprender em gerenciamento de projetos !

Casamento chegando perto ou quem sabe um trabalho extenso para a faculdade? Um churrasco no final de semana ou uma viagem em família?

Tudo pode ser visto como um projeto, se pararmos para pensar no conceito que define e forma um projeto: um esforço temporário com início e fim definidos que se propõe a ter uma entrega única. Então sim, todos esses “pequenos” projetos que nos deparamos no dia a dia podem sim ser vistos como projetos.

As pessoas nem sempre percebem, mas o gerenciamento de projetos é um aprendizado que se leva para todas as áreas de nossa vida, e aproveitar esses conhecimentos para ter algumas “vantagens” na vida pessoal é um trunfo que você não pode perder. Um dos projetos pessoais mais importantes que você gerencia, mesmo que intuitivamente, é a sua vida. E este é um ótimo ponto de partida para entender como aplicar os conhecimentos de gerenciamento de projetos ao nosso dia a dia.

Seria, portanto, razoável afirmarmos que uma prova, uma viagem de fim de ano, a organização de um churrasco, ou a realização de um MBA são exemplos de empreendimentos que deveriam ser vistos como um projeto,  e como tal,  certamente necessitam ter um escopo definido, tem um tempo que limita sua execução e, a maioria, tem custos envolvidos.

Quem já viajou, por exemplo, tem um exemplo perfeito de uma atividade em que precisamos pensar em  muitas coisas e temos tempo, custo, riscos e muitas outras áreas de conhecimento envolvidas, afinal, para que a viagem corra bem e seja bem proveitosa, este projeto de férias deve ser bem planejado para evitar surpresas indesejáveis que podem estragar o passeio, antes, durante e depois da viagem, quando chegar a fatura do cartão de crédito, por exemplo.

Pois se você já foi a pessoa responsável por cuidar de todo este planejamento e gerenciar estas atividades para que tudo acontecesse no prazo, no orçamento e dentro das expectativas dos envolvidos, parabéns, você foi o gerente de projeto deste projeto.

A minha fase atual de vida é um exemplo até mesmo de gestão de portfólio. Estou equilibrando a compra de um apartamento, um casamento que se aproxima com artigos como esse que você lê, enquanto cuido da minha carreira, da faculdade e de outras áreas da vida. Isso exige a gestão do portfólio desses projetos que também precisam ser gerenciados. Percebe a chance que tenho de aprender mais sobre gestão com minha própria vida?

E essa é a possibilidade que você tem bem diante de você nesse momento. Aproveitar os pequenos e grandes projetos que surgem na sua vida para colocar em prática as habilidades esperadas de um gerente de projetos.

Concluindo, gostaria que você usasse nossos comentários abaixo para contar um pouquinho sobre como o gerenciamento de projetos teve influência no dia a dia da sua vida pessoal.

Clique aqui e veja uma aula sobre gestão de projetos na prática com o professor Flávio Costa – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Aquecimento Black Friday Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,