Gerência de Projetos: Otimização com PowerPoint - Site Campus

Gerência de Projetos – Otimização com PowerPoint

Gerência de Projetos - Otimização com PowerPoint

Apesar de ser subestimado, o Power Point pode ser uma poderosa ferramenta de Gerência de Projetos.

A gerência de projetos utilizando um PPT? Hein? Sim, isso mesmo, estou gravando meu novo curso, um curso para gestão operacional de startups, e esse método aparece sempre. Eu já fiz isso mais de uma vez e FUNCIONA. Só que tem um porém…
.

Gerência de Projetos com um PPT

Pois é, funciona, mas funciona em alguns cenários específicos. Eu me entendo como um “gerente martelo”. Isso porque sou gerente de projetos e tudo que eu vejo é projeto. Pode me chamar de bitolado, mas esse é meu papel na organização onde atuo. Se alguém me pede algo, eu transformo em projeto. A questão aí é que nem tudo que me pedem é grande o suficiente para transformar em um Plano de Projeto e recrutar novos colaboradores e recursos internos. Tem vezes que é algo simples e é aí que entra o PowerPoint nesta história toda.
.

Como gerenciar projetos com apresentações em PowerPoint?

Há alguns dias escrevi um artigo sobre um projeto de 500 reais para validação de hipóteses com LEAN para Startups. Como você acha que toquei este pequeno projeto? Criei uma apresentação em PPT contendo os seguintes tópicos:
.

·         Apresentação
·         Justificativa
·         A Abordagem
·         A Equipe
·         LEAN para Startups
·         O processo em 10 passos
·         O projeto em 10 passos
·         Riscos
·         Resposta aos Riscos
·         Resultado Esperado
·         Avaliação dos Resultados

Montei o projeto todo no PPT. Era um projeto com poucas pessoas, poucos recursos financeiros envolvidos e precisava de direcionamento. Com o PPT eu organizei as pessoas, os recursos e apresentei para a diretoria o projeto e também os resultados. Você acha que eu precisava ter criado um mega projeto para realizar esta atividade? Não. Contudo, elaborei um projeto com base no que é melhor prática de gerenciamento de projetos.

Posteriormente, tendo validado o projeto, migrei o esforço preliminar para o projeto de desenvolvimento da solução. Foi rápido e prático!

Faça você também!

Experimente. Se você tiver um projeto pequeno, transforme sua apresentação em seu plano de gerenciamento de projetos e veja como tudo ocorre. Se você acha que o esforço é pequeno demais para ser gerido, você está errado. Tudo precisa ser gerido e controlado.
Deixe seu feedback na nossa página!

 

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,