Gestão de Projetos em Home Office - Site Campus

Gestão de Projetos em Home Office

Gestão de projetos em home officeVocê já pensou em trabalhar em casa e gerenciar seus projetos? Acha que isso é possível? Veja neste artigo as melhores formas de trabalhar fora da empresa.

No artigo anterior falamos sobre ética e como ela nos define e interfere no nosso trabalho. Agora vamos falar de um tema não muito aceito: O Gerente de Projetos Home Office.

Você já sabe que é possível gerenciar projetos remotamente. Temos o Scrum escalado, temos Nexus, temos times remotos, Scrum of Scrums, etc. Mas e quanto ao Home Office?

Entenda que Home Office não é “trabalhar em casa” e sim fora do escritório em locais não tão convencionais como cafés, escritórios de co-working, aeroportos e, também sua casa.

Alguns alegam que esta modalidade significa redução de custos e aumento da produtividade e qualidade de vida. Porém no Brasil isso não é muito aceito.

Primeiro que home office não é para qualquer pessoa. Você pode até ter o ambiente preparado e tudo o que precisa para trabalhar, porém se não for uma pessoa capaz de cumprir seus próprios horários e deveres como se estivesse na empresa, não terá sucesso.
Aquecimento Black Friday Site Campus

Trabalhar em Home Office não significa “trabalhar menos para ganhar mais”. Também não tem relação com promessas virtuais – trabalhe em casa e ganhe uma incrível renda extra. Quantos daqui já não receberam propostas deste tipo pelas redes sociais?

Home Office também não quer dizer que você ficará 100% fora do escritório ou 100% dedicado ao trabalho. O mais comum nesta modalidade é você ficar fora da sua empresa alguns dias da semana ou tendo reuniões presenciais em um determinado intervalo pré-definido.

Agora, voltando à Gestão de Projetos. Como lidar com todos os recursos, parceiros, clientes, estando fora do escritório e longe deles?

Não é diferente de você gerenciar um projeto de desenvolvimento de produto e ter que lidar com fornecedores chineses. Eles estão longe, você trabalhando no escritório da empresa ou em casa. A questão é a produtividade e sua organização.

Sabemos que 90% do seu trabalho como Gestor de Projetos será ligado à comunicação. Saber aplicar todos os tipos de comunicação necessários para o projeto é vital para criar uma comunicação franca, honesta e aberta entre toda a equipe.

Sua atuação como gerente é muito voltada para resolução dos impedimentos da equipe. Também atuamos como acompanhamento das tarefas realizando o monitoramento do projeto. Precisamos realizar reuniões, gerar relatórios, passar status, entre outras questões básicas ou avançadas do nosso dia-a-dia.

Bem, você conseguiu a autorização para trabalhar em Home Office. E agora?

Deixo abaixo algumas dicas do que acredito ser importantes nesta modalidade de trabalho:

Roupas e Ambiente

Não trabalhe de pijama ou na cozinha. Você precisa de um espaço oficial de trabalho fora do escritório, seja na sua casa ou fora. Vista-se como se estivesse indo na empresa. Use roupa social, sapato, gravata, etc. Você tem uma esposa, filhos, cachorros, etc? Deixe claro que naquele horário você está trabalhando e não deve ser interrompido sem necessidade. Imagine o constrangimento de você estar em uma reunião com um fornecedor e alguém aparecer gritando na sua sala…

Sistemas, ferramentas e aplicativos

Se você preparou o ambiente, lembre-se de preparar suas ferramentas. Confira suas licenças de software, veja permissões para acessar a VPN da sua empresa, verifique com a empresa o que é sigiloso e o que não é. Tenha uma câmera, microfone e internet de qualidade, afinal, nada pior que uma reunião improdutiva por problemas técnicos.

Reuniões realmente necessárias

Não gaste tempo em reuniões longas. Use métodos ágeis, faça pequenas conferências e reuniões ao longo do dia ao invés de uma longa reunião semanal. Já estamos no final de 2016 e ainda existem gestores que obrigam seus parceiros e clientes a se deslocar de um lugar para outro para se reunir apenas por não saberem gerenciar uma reunião remota.

Se os participantes querem uma proximidade, crie um ambiente parecido com o do escritório, usando câmeras e televisores que simulem a continuidade da mesa de reunião. Desta forma as pessoas terão a sensação de que estão na mesma sala.

Procure também escrever e-mails menores. Um e-mail é um registro, um comunicado pontual e rápido. Assuntos mais complicados prefira tratar por telefone ou conferência, apenas formalizando em ata se necessário.

Plano de Comunicação com SLAs

Quando você estiver montando seu Plano de Comunicação, não se esqueça de definir SLAs para as entregas de relatórios e comunicados. Sua equipe precisa saber as informações que precisa fornecer, quais formulários tem que preencher e a frequência. Desta forma você economiza ou até mesmo acaba com a necessidade de contatar algumas pessoas apenas para cobrar uma informação.

Apareceu algum problema no projeto? Foque na solução. Não gaste horas em ligações e vídeos. Resolva o problema, registre e trate a lição aprendida e siga em frente. Você não precisa ir correndo para a empresa apenas porque aconteceu algo imprevisto. Lide de acordo com a situação conforme o combinado com a empresa mas sempre focando na produtividade.

Veja que por estar em home office você terá a impressão que está com menos informações, sendo menos visto na empresa. Use o tempo extra que você ganhou, como por exemplo aquelas 3 horas de trânsito que você não pega mais, para trabalhar em algum relatório, alguma melhoria no processo de gestão, algo que mostre para sua gestão que seu tempo fora do escritório está sendo usado da melhor maneira.

Vocês concordam que é possível ser um gerente de projetos em home office? Eu acredito que sim. Precisamos economizar recursos da nossa equipe e fazer valer os momentos de integração. O fato de todos estarem juntos não significa que serão produtivos.

Clique aqui e veja uma aula com diversas dicas para você crescer como líder no mercado gerencial e decole em sua carreira de marketing – faça gratuitamente esta aula e conheça nosso curso Seja Você O Líder agora mesmo!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,