Gestão do Escopo - Uma breve visão geral

Gestão do Escopo – Uma breve visão geral

Gestão do Escopo - Uma breve visão geralPara a Gestão do Escopo são seis processos simples, com cara de inocentes. Porém, devemos tomar cuidado, já que a Gestão do Escopo ainda se mostra sendo um problema para projetos em geral.

Isso porque ou o gerente falha em entender e documentar as necessidades/requisitos das partes interessadas, porque as necessidades mudam e afetam o projeto de forma descontrolada ou porque simplesmente a equipe não é capaz de fazer o que precisa ser feito para entregar o que precisa ser entregue. Você escolhe.
Pacote Carreira Gerente Híbrido de Projetos Site Campus
.

Gestão do Escopo: Uma Visão Geral

Iniciando com o processo de planejamento da gestão do escopo, um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto, definimos ali as regras do jogo para a gestão do escopo. Muitos não sabem, mas é no plano de gestão do escopo que definiremos quais os requisitos para processos de mudança no escopo. Quem pode autorizar, quem pode solicitar, como deve solicitar e como alterações no escopo devem ser registradas. A gestão da configuração dos documentos relacionados ao escopo será planejada aqui. Este documento nos ajuda a controlar o “scope creep”, que é aquela chuva de solicitações de mudanças ou o crescimento desenfreado no escopo do projeto. Verdade seja dita, já peguei questões em provas de simulado que ampliavam bastante a definição de “scope creep”.

Então perceba que planejar a gestão do seu escopo é mais do que simplesmente definir que você utilizará a EAP e um dicionário da EAP. É mais do que definir como irá coletar os requisitos das partes interessadas. Envolve a gestão de todos os processos e, talvez o mais importante a ser documentado no plano de gerenciamento do escopo, seja a documentação dos processos de controle e validação.

Pense nos Requisitos Antes de Pensar no Escopo

Indo além do plano de gestão do escopo, passamos para a coleta de requisitos do projeto. Vamos conversar com as partes interessadas e aplicar métodos e técnicas para o levantamento do que o projeto deve entregar. Aqui provavelmente já estaremos trabalhando com o termo de abertura do projeto, então temos uma ideia do que precisa ser entregue. O grande problema é que muitas vezes achamos uma coisa e as partes interessadas, cada uma delas, acha outra. Por isso precisamos documentar os requisitos muito bem para depois elaborar uma declaração de escopo do projeto que seja validada por todas as partes interessadas. Desta forma, você documenta não só o que as partes interessadas querem mas também garante que sua visão do que é necessário ser feito está de acordo com o que realmente precisa ser feito.

Não vou explicar aqui o que é uma EAP. Se você não sabe, pode procurar na internet que existem milhões de artigos sobre isso. Tendo declarado o escopo e tido a confirmação por parte das partes interessadas, você vai elaborar a EAP do projeto e posteriormente seu dicionário. A EAP vai lhe ajudar principalmente a trabalhar no cronograma do projeto. Ok, ajuda também a ter uma visão melhor do escopo, mas eu acredito que o benefício maior de uma EAP esteja no fato de ser a principal entrada dos processos de gestão do tempo.

Controle para o Sucesso

Temos o plano de gerenciamento de escopo, a documentação dos requisitos, a declaração do escopo, a EAP e seu dicionário e precisamos agora controlar o escopo e validar ele conforme o projeto evolui. Basicamente, iremos observar o progresso do trabalho por meio do processo de controle do escopo e garantir que aquilo que foi documentado está sendo entregue. Se não está sendo entregue ou se mudanças são necessárias ou requeridas, por meio da interface entre o controle do escopo e o processo de mudanças iremos fazer com que o projeto trilhe o caminho que deve trilhar. A validação do escopo é um dos processos mais importantes do PMBoK porque garante que o cliente ou o patrocinador está de acordo com o que fazemos e concorda com as entregas. Sem isso, não temos como encerrar o projeto.

Aqui você poderá assistir a uma aula experimental do nosso curso online Vamos Planejar – PMBOK na Prática!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,