Planejamento - A importância da Reunião de Planejamento da Sprint

A importância da Reunião de Planejamento da Sprint

A importância da Reunião de Planejamento da Sprint

A reunião de planejamento da Sprint é um momento importante para decidir o que será feito na próxima Sprint. Mas qual a importância desse momento existir?

Como vocês já sabem, uma Sprint começa logo após a conclusão da anterior, e esse início é feito com as duas reuniões de planejamento da Sprint.

A decisão do que será feito na próxima Sprint é um acordo feito entre a equipe e o Product Owner durante o planejamento, e o que for combinado deve ser apresentado no final da Sprint, na reunião de Revisão.

É simples e é direto.

Existe uma reunião para decidir o que será feito na Sprint e ponto final. Aquilo precisa ser entregue no final da Sprint.

O planejamento de Sprint não precisa ser um desafio, pois todos só precisam trabalhar em conjunto para responder à pergunta “Com o que podemos nos comprometer?”

Normalmente acaba sendo uma oportunidade para toda a equipe de Scrum estabelecer o espírito de camaradagem e entender como poderá se ajudar naquilo que tem pela frente.

Este é o momento do acordo que a equipe faz de compromisso com aquilo que será entregue. Garantir um bom planejamento é incluir todos os detalhes da Sprint que vem pela frente, elencando tudo que será feito e também o que não será feito.

Durante as Reuniões de Planejamento da Sprint, as Histórias de Usuários, que são aprovadas, estimadas e comprometidas, são discutidas.

Cada membro da equipe Scrum faz uma estimativa rápida das tarefas usando ferramentas como planejar o poker. Se as discussões começarem a levar mais tempo, isso significaria que as histórias do usuário não estavam completamente prontas para serem tomadas para o Sprint.

A equipe chega a um consenso sobre a quantidade de trabalho que precisa colocar neste Sprint.

Fazer um bom planejamento é importante para o sucesso da equipe durante a Sprint. Quanto mais conhecimento a equipe tiver sobre o que deverá ser feito, mais fácil será para a equipe concluir suas tarefas.

É possível que o planejamento da Sprint seja feito de forma equivocada ou então que apareçam imprevistos durante a Sprint. Caso isso aconteça, é preciso rever o que foi acordado ou até mesmo cancelar a Sprint.

As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog.

No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia.

As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

Caso haja alguma dúvida, entre em contato.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,