Inteligência emocional para fazer a coisa certa - Site Campus

Inteligência emocional para fazer a coisa certa

Inteligência emocional para fazer a coisa certa

Inteligência emocional é uma habilidade importante para você desenvolver ao longo de sua vida e sua carreira. Saiba mais como ela pode ajudar você.

Inteligência Emocional – Nossa vida é um grande teste, será que somos capazes de fazer sempre a coisa certa? O que nos faz cometer mais acertos do que erros?

Ao longo de nossa vivência, vamos adquirindo a experiência que é necessária para fazer as escolhas certas nos momentos certos. E são essas escolhas que podem ser qualificadas como acertos. Mas será que existe alguma habilidade que possa fazer isso ser mais simples?

Nossa mentalidade, ao longo da vida, vai desenvolvendo diversos tipos de inteligências diferentes. Inclusive já abordei alguns dos diferentes tipos de inteligência que somos capazes de desenvolver em um artigo aqui no Site Campus, confira.

Entre essas inteligências, nem todas podem ser aprendidas, apenas alguns diferentes tipos de pessoas podem ou não desenvolver cada uma delas.

Mas existe uma que se destaca de todas as outras e essa pode sim ser desenvolvida e melhorada: Estou me referindo à inteligência emocional.

Inteligência emocional é um conceito presente na psicologia e criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

A inteligência emocional está relacionada às habilidades de motivação a si mesmo e persistência mediante frustrações.

No livro “Why it can Matter More Than IQ“, Daniel Goleman mapeia a inteligência emocional em cinco habilidades macro:

1. Autoconhecimento Emocional
2. Controle Emocional
3. Automotivação
4. Empatia
5. Relacionamentos interpessoais.

Desenvolver a inteligência emocional não é um processo rápido ou simples, mas é algo que pode fazer uma grande diferença em sua vida.

Essa inteligência diz respeito à capacidade de nosso cérebro entender melhor as coisas que acontecem conosco e tomar as atitudes certas para conduzi-las. Pessoas que são capazes de manterem-se calmas nas situações mais adversas, são aquelas que têm inteligência emocional evoluída.

A própria resiliência é uma habilidade que se desenvolve com mais facilidade em pessoas com grande inteligência emocional.

São pessoas assim que são capazes de equilibrar seus pensamentos e terem um autoconhecimento tão grande, que podem motivar a si mesmo, sem a necessidade de recursos externos para tal.

Aos poucos, vamos compreendendo que para fazer a coisa certa é necessário um equilíbrio muito grande entre conhecimento daquilo que estamos fazendo (conhecimento técnico) e uma alta dose de entendimento das consequências de cada passo certo ou errado que for dado.

Essa capacidade de entendimento das consequências e previsão do que pode vir a acontecer também é mérito da inteligência emocional.

Aos poucos, vamos entendendo que nosso cérebro tem armadilhas e que também tem recursos incríveis para tornar nossa vida mais fácil. Somos capazes de fazer coisas incríveis, simplesmente com nossa habilidade de compreensão de como as coisas funcionam e do que pode acontecer com nossas ações.

Acredite que vale a pena desenvolver diferentes formas de ver o mundo e que vale a pena buscar a compreensão de como ter a ação certa perante cada desafio da vida. Aprenda a conhecer a si mesmo e conhecer todo o potencial que você tem. E principalmente, aprenda a utilizar seu potencial no momento certo e da maneira certa.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,