ITIL e o processo de gerenciamento financeiro

ITIL e o processo de gerenciamento financeiro

ITIL e o processo de gerenciamento financeiro

Saiba como utilizar o ITIL em seu processo de gerenciamento financeiro e tenha mais segurança de seus resultados.

Talvez o melhor caminho para se conseguir um bom alinhamento e integração entre a área de tecnologia da informação e as demais áreas da organização seja utilizando uma linguagem comum. No mundo dos negócios, o principal objetivo é o lucro, isso nos dá um bom indicativo de que finanças podem ser essa conexão.
Promoção de Julho Site Campus
.
A equação básica de resultados é: RESULTADO = RECEITAS – DESPESAS. 
.
Se as receitas são maiores que as despesas, o resultado é lucro. Se ocorre o contrário, o resultado é prejuízo. É nesse ponto que surge uma questão frequentemente levantada por profissionais e gestores de TI:
.
 “Mas se a área de TI é apoio ou suporte dentro da organização, como podemos influenciar no resultado?”
.
A TI está em uma posição privilegiada dentro da organização e é capaz de visualizar e entender a empresa de ponta a ponta, inclusive áreas onde poderia ajudar a reduzir desperdícios e aumentar a eficiência das operações. A aplicação desse conhecimento, sem dúvida, impacta diretamente a variável DESPESAS dentro da equação.
.
ITIL e o processo de gerenciamento financeiro
.Ademais, esse conhecimento do negócio, que muitas vezes é subestimado pelos próprios profissionais da TI, pode ser traduzido em inovação e implementação de projetos que ajudariam a companhia aumentar seus ganhos. Um exemplo disso seria a implantação de uma solução de e-commerce que poderia ajudar a aumentar o faturamento, o que impactaria na variável RECEITAS.
.
O processo de gerenciamento financeiro de serviços de TI dentro do modelo ITIL tem um papel fundamental quando o objetivo é aproximar a TI dos negócios. É dentro desse processo que são tratadas as questões do orçamento, contabilização, prestação de contas, cobrança e demonstração dos custos dos serviços de TI.
.
.
Com as informações geradas no processo os gestores de TI têm condições de avaliar a eficiência dos serviços oferecidos para a organização, melhorar a tomada de decisão em relação aos projetos e buscar alternativas que melhor se adequem ao modelo de negócios e as estratégias da empresa mostrando aos demais gestores a relação entre os resultados da organização e os resultados da área de TI.


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,