Modelos para Abertura do seu Projeto - Site Campus

Modelos para Abertura do seu Projeto

Modelos para Abertura do seu Projeto

Você sabe registrar a abertura do seu projeto? Tanto em projetos tradicionais ou ágeis precisamos ter algum registro formal. Veja neste artigo alguns modelos de como fazer isso!

No artigo anterior falamos sobre como criar um cronograma ágil para controlar as atividades do seu projeto.

E anteriormente, falamos sobre como acompanhar um projeto usando o quadro kanban, como criar um plano de comunicação, levantar os requisitos, entre outros assuntos relacionados ao planejamento inicial do seu projeto.

Vamos então resumir o que consideramos importante para ter documentado nesta fase inicial além de fornecer pra vocês alguns modelos para ajudá-los nesta etapa do projeto.

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O que diz o PMBOK 5ª Edição

Nesta etapa do projeto temos os processos abaixo:

  • 4.1 – Desenvolver o Termo de Abertura do projeto
  • 13.1 – Identificar as Partes Interessadas

Isso basta? Sabemos que para criar uma boa TAP não podemos apenas identificar as partes interessadas e depois cuidar apenas das ferramentas ou técnicas do processo. Também é necessário usarmos processos de outra área, planejamento, mesmo que algumas destas informações estejam no nível macro:

  • 5.2 – Coletar Requisitos (Nível Macro)
  • 5.3 – Definir o Escopo (Nível Macro)
  • 7.2 – Estimar os Custos (Nível Macro)
  • 7.3 – Determinar o Orçamento (Nível Macro)
  • 11.2 – Identificar os Riscos (Nível Macro)
  • 6.2 – Identificar as Atividades (Nível Macro)
  • 6.6 – Desenvolver o Cronograma (Nível Macro)

No começo do projeto normalmente não temos total clareza das informações necessárias. Pense que estamos apenas começando o projeto. Temos alguns requisitos, premissas, riscos, atividades e um cronograma em nível macro.

Contando com as informações dos nossos colegas e opiniões de especialistas, além de pesquisas, podemos ter uma visão geral do que poderá acontecer. Desta forma você já consegue obter a aprovação para começá-lo.

Com o projeto aprovado você já poderá utilizar recursos financeiros para conseguir maiores informações do produto do seu projeto

Começando um projeto com métodos ágeis (SCRUM)

Um erro primário de quem começa a trabalhar com métodos ágeis é pensar que ser ágil é não ter documentos. Criamos sim documentos, porém apenas os que geram valor ao cliente! Se o documento não será usado não precisa ser criado.

De acordo com o SCRUM, você tem 3 papéis principais:

  • Scrum Master: O responsável por fazer acontecer. É aquele que garante a execução dos métodos ágeis, além de participar e auxiliar em todas as etapas do processo, principalmente com ações que ajudem a resolver os impedimentos apontados pela equipe.
  • Dono do Produto: O responsável pelo produto, com conhecimento do negócio e que fornecerá pra você o backlog priorizado. Além disso ele fica disponível para ajudar no entendimento do projeto ao longo dos trabalhos de desenvolvimento.
  • Time: São os envolvidos diretamente na execução do projeto. Possuem autonomia para decidir o que é melhor ao projeto, além de priorizarem os trabalhos entre eles.

No SCRUM não precisamos conhecer todo o projeto desde o início. Vamos planejando a cada sprint, além de entregar valor constantemente. Esta entrega pode ser uma funcionalidade ou até mesmo um protótipo para o Dono do Produto verificar se está de acordo com o esperado. Desta forma, a equipe tem um feedback mais rápido do que se fosse aguardar o término do projeto para validar com o Dono do Produto.

As entregas são desenvolvidas de acordo com a prioridade escolhida pelo Dono do Produto, porém as atividades para chegar nesta entrega são feitas pela equipe. Não precisamos detalhar tudo no começo.

Entenda que em métodos ágeis não existe uma fase concreta do que é início e do que é planejamento. Você tem diversas fases de iniciação e planejamento ao longo do projeto porém com esforço menor do que precisaria se fosse criar tudo no início.

Modelo Híbrido, unindo o PMBOK com métodos ágeis

Você já conhece bem o PMBOK e os métodos ágeis. Sabe trabalhar com cada um deles individualmente. Agora é hora de unir as principais práticas para buscar o sucesso do projeto.

Você pode criar artefatos e documentos que atendam tanto os métodos ágeis como os métodos convencionais.

Para ajudá-los nesta etapa, deixo abaixo alguns modelos de documentos relacionados ao início do projeto. Eles foram criados a partir de métodos tradicionais mas utilizados também para preenchimento algumas técnicas ágeis.

Dentro de cada documento você encontrará explicações sobre como preenche-lo.

Modelo de Ata de Reunião (Word)

Modelo de Termo de Abertura (Word)

Modelo de Registro de Partes Interessadas (Em Word e Excel)

Modelo de Plano de Comunicação (Word)

Modelo de MRR – Matriz de Rastreabilidade de Requisitos (Word)

Modelo de Roadmap de Prioridades do Backlog – Usando MoSCow e Walking Skeleton (Word)

Clique aqui e veja uma aula sobre o Termo de Abertura do Projeto do nosso curso PMBOK na Prática – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!


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