Serviços de TI - Etapa de desenho e desenvolvimento

Serviços de TI – Etapa de desenho e desenvolvimento

Serviços de TI - Etapa de desenho e desenvolvimento

Não subestime a etapa de desenho e desenvolvimento dos serviços de TI, pois isso poderá trazer algumas complicações no seu projeto.

As empresas devem acompanhar a dinâmica do mercado, adaptando-se a fim de manter sua posição e adequando suas práticas com o objetivo de sustentar ou ampliar sua vantagem competitiva destacando-se perante a concorrência. Adaptação a mudanças é necessária, seja através da introdução de novos produtos ou serviços, ou por meio da adaptação dos existentes, conforme a exigência do mercado.
Nesse ambiente enérgico, onde as mudanças são essenciais para a sobrevivência do negócio, as organizações, mais do que nunca, dependem de serviços de TI entregues com qualidade e eficiência e que estejam de acordo com os requisito e necessidades do negócio.
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Diante desse cenário, o estágio de desenho e desenvolvimento de serviços dentro do ciclo de vida de serviços da ITIL, desempenha um papel crucial no alinhamento entre TI e o negócio.Nessa etapa se estabelece uma abordagem estruturada para o desenho de serviços e dos processos visando atender os requisitos de desempenho, custo, funcionalidade, qualidade e conformidade dos serviços entregues para a organização.

Os esforços devem ser direcionados para a correta definição e especificação das soluções e processos, das ferramentas de gestão, da arquitetura de dados, aplicações e infraestrutura e dos indicadores e métricas que serão utilizados para gerenciar os serviços.

As atividades listadas a seguir fazem parte da etapa de desenho dos serviços:
  1. Coordenação do desenvolvimento: Suporta e apoia todo o conjunto de atividades na fase de desenho dos serviços.
  2. Gerenciamento do catalogo de serviços: Cuida da especificação e detalhamento dos serviços entregues e dos processos de negócios suportados
  3. Gerenciamento do nível de serviços:  Garante que os níveis de serviços acordados estejam devidamente documentados e mantidos.
  4. Gerenciamento da capacidade: Deve garantir que os serviços estão aptos a atender as demandas atuais e futuras do negócio.
  5. Gerenciamento da disponibilidade: Tem como função garantir que os níveis de disponibilidade acordados estão sendo atingidos.
  6. Gerenciamento da continuidade dos serviços de TI: Deve assegurar a continuidade das funções vitais do negócio garantindo que os recursos de TI necessários sejam reestabelecidos dentro dos parâmetros de tempo requeridos pelo negócio.
  7. Gerenciamento de segurança: Essa atividade deve garantir que os serviços entregues estejam de acordo com as políticas de segurança e governança da organização.
  8. Gerenciamento dos fornecedores: Responde pela gestão dos fornecedores, provedores de serviços e dos contratos que suportam a entrega dos serviços de TI para a organização.
É importante que seja dada total atenção a etapa de desenho dos , trazendo para a mesa representantes de todos os níveis e das áreas de negócios da organização, não esquecendo que a participação das áreas de operações de TI nessa fase ajuda no desenho e entrega de serviços de qualidade aos usuários.
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