O IPMA e suas certificações em gerenciamento de projetos

O IPMA e suas certificações

IPMA-e-suas-certificacoes

 

O artigo desta semana discorre sobre o IPMA (International Project Management Association) e suas certificações, e como as mesmas se posicionam hoje no mercado, pois quando se fala em gestão de projetos, é comum vermos profissionais empresas abordando apenas as certificações do PMI (Project Management Institute) ou PRINCE2 (PRoject In Controlled Environment) da Axelos, mas é importante ressaltar outras opções de gerenciamento de projetos, tão grande quanto às mencionadas acima.

O que é o IPMA ?

A Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos (IPMA) é uma instituição sem fins lucrativos , criada na Suíça em 1965 , tendo sua primeira conferência internacional em Viena no ano de 1967. É uma associação mais aceita e reconhecida em países da Europa.

Como o IPMA é representando ?

IPMA possui instituições associadas que a representa em outros países. Por exemplo na Inglaterra, a IPMA é representa por APM (Association of Project Management), na Dinamarca a ADPM (Association of Danish Project Management), na China PMRA (Project Management Reseach Commitee), na Austrália a AIPM (Australian Institute for Project Management) e no Brasil, a Associação Brasileira em Gerenciamento de Projetos (ABGP), com sede em Curitiba.

Os membros do IPMA são na sua maioria as associações nacionais dedicadas ao gerenciamento de projetos, como as instituições descritas acima e essas associações afiliadas ao IPMA, tem como objetivo:

  • Desenvolver e administrar os seus próprios programas de certificação
  • Implantar de seus respectivos órgãos de certificação

Qual é o Guia oficial do IPMA?

O guia de melhores práticas do IPMA é o ICB (IPMA Competence Baseline).

O ICB possui algumas particularidades e permite que cada país ajuste seu ICB com alterações necessárias para as certificações, para adequar a realidade de cada país.

No Brasil a ABGP possui o RCB – Referencial Brasileiro de Competências, disponível na página da ABGP. Outro detalhe é que o ICB possui alguns processos diferentes em relação ao PMBoK (Project Management Body of knowledge), como por exemplo Aspectos Comportamentais do Gerente do Projeto, Gestão de Conhecimentos, Gestão de Meio-Ambiente, Gestão de Aspectos Legal e Gestão de Informática.

Quais são as certificações fornecidas pelo IPMA ? 

É importante destacar que as certificações IPMA são baseadas no ICB, sendo necessário passar por um processo criterioso que inclui a avaliação curricular e uma prova com itens eliminatórios, além de uma entrevista pessoal diante de uma banca.

Abaixo segue as certificações do IPMA:

Nível A (Certified Project Director):

  • Descrição: Certificação destinada a comprovar a capacidade de gerenciar portfólio e programas complexos

Nível B (Certified Project Manager Senior):

  • Descrição: Certificação destinada a comprovar capacidade de gerenciar projetos complexos. Mínimo de experiência de 5 anos

Nível C (Certified Project Manager):

  • Descrição: Certificação destinada a comprovar capacidade de gerenciar projetos de baixa complexidade. Mínimo de 3 anos de experiência

Nível D (Certified Project Associated):

  • Descrição: Certificação porta de entrada do IPMA, destinada a comprovar que o profissional possui conhecimentos de todos os elementos e aspectos do gerenciamento de projetos e é capaz de aplicá-los em determinados campos do projeto, atuando como um especialista.

Fazendo uma comparação com o PMI: Na teoria, a certificação de nível A do IPMA equivaleria ao PgMP do PMI, as certificações de níveis B/C equivaleriam ao PMP e a de nível D ao CAPM.

Isto na teoria, pois na prática não é exatamente assim. Na candidatura, exige-se toda a documentação necessária, incluindo curriculum vitae completo (no PMP é por amostragem). As provas são realizadas em duas etapas: a primeira com questões objetivas (50 questões) e abertas (05 questões principais desdobradas em 20 secundárias) e a segunda etapa com uma entrevista com grau de complexidade conforme o nível da certificação.

As questões descritivas são direcionadas para validar o real conhecimento do candidato em gerenciamento de projetos.

É fornecido um tema e solicitado a criação de todo um projeto, incluindo Project Charter, Declaração de Escopo, Plano de Projeto, Plano de Riscos, WBS, Dicionário de WBS, Cronograma, Deliverables, Determinação do Caminho Crítico, Status Report, Relatório de Lições Aprendidas , Gestão de Conhecimento, Automação da Gestão do Projeto

O IPMA possui uma visão mais internacional e adaptável a cada país, levando em consideração a cultura dos países, fornecendo uma visão clara de processos além de abordar aspectos comportamentais para o gerente de projetos e assuntos fundamentais em qualquer projeto.

Se você gostou do texto, compartilhe para que para que atinja outras pessoas.

Clique aqui e veja uma aula sobre certificações em ITL com nosso professor Maurício Lothhammer – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Cursos Online Site Campus


#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,