O papel do Gerente Híbrido de Projetos - Site Campus

O papel do Gerente Híbrido de Projetos

O papel do Gerente Híbrido de Projetos

Já ouviu falar no Gerente Híbrido de projetos? Confira neste artigo o que é necessário para que você se torne um Gerente Híbrido de qualidade!

No artigo anterior falamos sobre como medir a eficiência do seu plano de comunicação com ações simples porém eficazes. Nos últimos artigos falei muito sobre gestão híbrida de projetos. Mas e quanto ao Gestor Híbrido? Este é o tema deste artigo!

Imagine você em uma manhã qualquer procurando emprego no LinkedIn. A primeira vaga que você encontra busca por um “ScrumMaster com experiência sólida em gerenciamento de projetos”.

Como você não é qualificado em SCRUM, você desiste desta e procura outra. A próxima vaga é para “Gerente de Projetos” mas pede conhecimento e habilidade de ‘identificar e reportar a velocidade de entrega do time, além de gerenciar esta capacidade de entrega”. Como você, mais uma vez, não é qualificado, você parte para a próxima vaga.

Esta vaga, também para ‘Gerente de Projetos’ pede habilidade de coordenação dos times remotos e condução de “Scrum de Scrum”.

Conforme o dia passa você fica vendo as vagas, uma após a outra. No final do dia você verifica que mandou currículo somente para 2 vagas. Isso que uma delas nem era do seu perfil. Então, chateado, pensa: “Porque não encontrei as vagas tradicionais de gerentes de projeto?”
Promoção de Julho Site Campus

Simples: Elas não existem mais meu amigo! Você precisa entender que hoje não basta conhecer o PMBOK. Você precisa conhecer outras técnicas, tanto de gestão de projetos como outras de mercado. Você precisa ser um Gerente Híbrido de Projetos!

O termo “gerente híbrido” vem lá dos anos 80 para identificar as pessoas que tinham um conhecimento além do técnico. Tinham também conhecimento do negócio! (Opa, os métodos ágeis pedem que você conheça o produto, lembra?)

Hoje esta definição é usada mais para quem tem um perfil de gestão que une diversas técnicas e experiências. Ele deve possuir conhecimentos em muitas áreas e técnicas de gerenciamento, tanto tradicionais como o pmbok e também modelos ágeis como scrum, fdd, lean, entre outros. Além disso você precisa conhecer do produto e do negócio que irá trabalhar. Não precisa ser um especialista mas tem que conhecer o necessário para cuidar dele com eficiência.

Este gerente é comunicativo, ou seja, sabe falar e ouvir. Buscam a confiança da equipe, trabalhando em conjunto com ela para buscarem a melhor decisão para o projeto. Se erraram na decisão, trabalham com vontade para corrigir o erro e tanto o sucesso como o fracasso são compartilhados entre a equipe.

Para se tornar um gerente de projetos Híbridos recomendo que crie 3 listas:

  • Faça um Assessment com todas as suas habilidades pessoais e profissionais e liste-as.
  • Identifique as áreas de gerenciamento do seu interesse
  • Pesquise quais são as áreas de gerenciamento que o mercado está precisando no momento

Agora que você tem a lista, é hora de traçar um plano de ação. Dicas:

  1. Faça uma auto-avaliação (assessment) das suas habilidades pessoais e profissionais.

Um Assessment nada mais é que uma pesquisa de auto avaliação. Você pode preencher uma com auxilio de um Coach ou pesquisar ferramentas na internet. Esta avaliação irá identificar qual o seu perfil como técnico, líder e estratégico, deixando em evidência não somente as suas habilidades reais mas as que você precisa melhorar.

A principal vantagem de você realizar uma pesquisa através de um Coach ou formulários é que você descobrirá suas reais características e não aquelas que você pensa que tem.

  1. Identifique áreas de gestão que você se interessa.

Procure listar os métodos e áreas de gestão que prefere, afinal, você precisa gostar do que faz. Não liste apenas habilidades ou técnicas mas atividades em geral que podem colaborar com seu estilo de gestão. Vale até misturar com interesses pessoais. Exemplo: Gosto de viajar para aprender novas culturas para lidar melhor com os times multiculturais.

  1. Identifique quais são as áreas de gestão que o mercado está precisando.

Infelizmente não é porque gostamos de algo que o mercado está precisando disso. Veja as vagas em aberto, leia as revistas da área e faça buscas na internet. Identifique quais as áreas principais que estão sendo requisitadas pela empresa, como por exemplo gestão ágil, segurança da informação ou projetos sustentáveis. Não esqueça de pedir opiniões para outros gestores da área e outras pessoas em que confia.

  1. Peça Feedback aos clientes e parceiros de sua confiança

Você precisa aprender a aceitar as opiniões, principalmente dos seus colegas de trabalho e seus clientes. Releia as lições aprendidas dos seus últimos projetos e tente identificar como seus parceiros, amigos, colegas de trabalho e clientes o enxergam como gestor. Não esqueça de perguntar pra eles em quais pontos dos projetos gostaram mais de trabalhar com você e quais pontos você deixou a desejar. Procure ouvir o lado ruim, não somente o lado bom do seu trabalho.

  1. Misture e priorize as 3 listas citadas acima

Reveja as listas, crie relações e priorize. É hora de identificar os pontos onde você irá começar a trabalhar.

  1.  Crie o seu projeto de melhoria

Com o resultado da sua análise, crie um projeto e o plano de ação. Veja as habilidades e técnicas que precisa melhorar, praticar, além de treinamentos que você precisa. 

Mas o mais importante: Além de ver o que você precisa fazer, não se esqueça de anotar o que você deve PARAR de fazer. Muitas de nossas ações podem ir contra nossos valores pessoais e precisamos parar de agir contra nossos valores pois somos os únicos prejudicados.

Identifique os riscos da mudança. Mesmo mudanças boas apresentam riscos. Registre estes riscos e acompanhe ao longo do seu projeto.

  1. Momento de Reflexão

Depois de toda esta análise, você quer ser mesmo um gerente híbrido? Os seus interesses pessoais e habilidades são mesmo compatíveis com a função? Saiba que qualquer mudança leva tempo e é necessário esforço e sacrifício. Tenha isso em mente quando começar pois a mudança não será de uma hora para a outra. Leve seu projeto a sério!

  1. Importante: Você tem que saber falar de você.

Se alguém pedisse para você explicar o que faz em 30 segundos, você saberia o que dizer? Pense no conceito do Discurso de elevador, em que você tem pouco tempo para explicar para um patrocinador do que se trata seu projeto. Você é mesmo capaz de explicar pra qualquer um seu nível de conhecimento e estilo de gestão em poucos segundos?

Não adianta nada ter dezenas de certificações e técnicas se você não souber falar disso para outras pessoas, não escreve artigos e não ensina ninguém.

  1. Terminou o projeto? Volte ao início!

Conceito de melhoria contínua. Registre de quanto em quanto tempo você quer revisar esta lista. Os seus objetivos, interesses, metas e planos podem mudar mais rápido do que você imagina. Rever a lista  com frequência o ajudará a planejar melhor seu plano de carreira e seu rumo de vida. Mais importante de tudo: Nunca pare de estudar. Faça cursos, tire certificações. O mercado pode mudar tanto quanto seus interesses e você precisa estar preparado.

Boa sorte!

Entenda que a função de gerente híbrido não é nada mais que apenas um novo degrau na sua carreira em gestão de projetos. Alcançar este degrau não significa que sua busca terminou,  mas sim que você conquistou novos conhecimentos para gerenciar melhor seus projetos.

Com estes conhecimentos você será capaz de fazer perguntas correras, na hora certa para a melhor tomada de decisão.

Ser híbrido pode ser desafiador mas é extremamente gratificante por você ter um conjunto imenso de técnicas disponíveis para alcançar o sucesso. Basta utilizá-las da maneira certa.

Gostaram do artigo? Não deixe de nos acompanhar. Tem alguma dica ou sugestão? Comente! Até a próxima!

Fontes:

The Hybrid Manager, http://www.skyrme.com/insights/6hybrid.htm

The Morphing Project Manager,   http://www.projectmanagement.com/articles/330980/The-Morphing-Project-Manager

Personal & Professional Coaching / Assessment – Marlon Silva – http://www.icoachyou.com.br


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,