O que é Lean ?

O que é Lean ?

o-que-e-lean

Lean é sobre sempre melhorar o que você é agora através de testes e métricas dos resultados. Então é sobre nunca estar confortável com o status quo, e sempre aprender como melhorar utilizando o método científico.” – Mary Poppendieck

Ao longo de décadas, organizações de praticamente todos os setores têm usado Lean como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano. O interesse é crescente, novas técnicas e experiências continuam a ser desenvolvidas e compartilhadas e isso tem permitido que o aprendizado seja cada vez mais rápido e efetivo.

Trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Isso implica repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. É através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis.

Toda iniciativa Lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente. A partir dessa necessidade, estabelece-se uma relação com as mudanças requeridas nos processos e na maneira como o trabalho está organizado. Novos processos tornam explícitas lacunas de conhecimento e habilidades, criando oportunidades direcionadas para se desenvolver o conhecimento e as habilidades das pessoas envolvidas com o trabalho.

Para sustentar o esforço de transformação, mecanismos gerenciais precisam ser criados ou modificados e o comportamento das lideranças deve ser condizente com as novas premissas fundamentais. Considerando esses importantes elementos, aumenta-se a chance de sucesso e sustentação dos esforços de transformação, tornando possível a incorporação do pensamento Lean às práticas do dia a dia de maneira perene.

Conheça os 3 conceitos-chave do método Lean:

  • O método Lean de melhoria de processos é um mindset: Talvez o maior diferencial entre o termo genérico “melhoria de processo” e o método Lean, é que o método Lean de melhoria de processos é um mindset e uma prática. Muitas empresas veem a melhoria de processos como um evento temporário ou atividade usada para resolver grandes lacunas sistemáticas. As empresas que usam o método Lean, veem a melhoria contínua como um mindset e prática diária. É o meio pelo qual as empresas podem cumprir suas promessas a seus clientes.

Lean, é um importante mecanismo de estímulo para a transformação da cultura organizacional

  • O método Lean é mais eficaz quando praticado em toda a empresa: Para que os esforços de melhoria de processo utilizando Lean sejam efetivos, todos departamentos e setores da empresa precisam estar abertos e dispostos a mudar. Caso contrário, as empresas correm o risco de ter equipes que, ao otimizar seu próprio desempenho, sub-optimizam o desempenho de outras equipes e, consequentemente, o desempenho da empresa em geral.
  • O método Lean ajuda a maximizar o valor e agilizar a entrega: O objetivo da melhoria de processos utilizando o método Lean é permitir que as equipes encontrem maneiras de oferecer mais valor aos seus clientes de forma mais rápida. Isso acontece através de uma abordagem sistemática e científica para fazer que o processo de melhoria contínua se torne parte das tarefas diárias como apresentado no diagrama do ciclo de melhoria contínua abaixo:

Características de uma empresa que utiliza Lean

Uma empresa Lean típica segue um ciclo de aprendizagem – medida – construção e realiza muitos testes, freqüentemente se conecta com os clientes, entende seu valor e concentra seus principais processos para melhorá – lo continuamente.

É uma empresa flexível, busca qualidade por todos os membros da empresa e dos provedores, produz rapidamente produtos sem prejudicar a eficiência.

Usar Lean se:

  • O processo de produção estiver demorado e falho
  • A produção apresentar inúmeros defeitos
  • Tiver alto custo com desperdícios e retrabalho
  • For necessário aprimorar o atendimento aos clientes

Como implantar Lean:

  • Objetivo: Atender o cliente para a empresa conseguir o propósito de prosperar.
  • Processo: Avaliar cada fluxo de valor para certificar-se de que cada passo é valioso, capaz, disponível, adequado, flexível .
  • Pessoas: Garantir que cada processo importante tenha um responsável por avaliar continuamente o propósito de negócios e processo Lean. Analisar todos da empresa, garantindo que estejam utilizando corretamente o processo Lean e para continuamente melhorá-lo.

Se você gostou do texto, compartilhe para que para que atinja outras pessoas.

Clique aqui e veja uma aula sobre métodos ágeis do curso preparatório para a certificação PMI-ACP com o nosso professor Flávio Costa – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Carreira GP


#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,

Fale com o Site Campus! Telefone e WhatsApp: (51) 98139-0018 | E-mail e Skype: contato@sitecampus.com.br | Dispensar