Gerenciamento de Projetos: o que de fato é um projeto? - Site Campus

Gerenciamento de Projetos – O que de fato é um projeto?

Gerenciamento de Projetos - O que de fato é um projeto?Você concorda com as definições de projeto apresentadas neste artigo? Otimize com um bom gerenciamento de Projetos.

Dentro do gerenciamento de projetos o conceito de projeto tem sido aprimorado nos últimos anos, visando estabelecer uma visão única nas organizações que trabalham com este tipo de empreendimento, desta forma existem diversas definições que proporcionam um entendimento comum.

Conforme definições:

Na concepção de Kerzner (2006):

Um projeto trata de um empreendimento com objetivo bem definido, que consome recursos e opera sob pressão de prazos, custos e qualidade, sendo, em geral, atividades exclusivas em uma empresa. Assim, a gestão de projetos pode ser definida como o planejamento, a programação e o controle de uma série de tarefas integradas, de forma a atingir seus objetivos com êxito. Uma gestão de projetos bem sucedida exige planejamento e coordenação extensivos. Dessa maneira, o fluxo de trabalho e a coordenação do projeto devem ser administrados horizontalmente, e não mais verticalmente, como ocorria na gerência tradicional. (KERZNER, 2006, p. 15).

Pela definição da ISO 21.500 (2012):

Projeto é um conjunto único de processos que consistem em atividades coordenadas e controladas com início e término, empreendido para atingir um objetivo. O sucesso do objetivo do projeto exige resultados em conformidade com os requisitos específicos, incluindo várias restrições como tempo, custo e recursos. (ISO 21.500, 2012).

Projeto: Uma Entrega Única, Um Trabalho Temporário

Quando estudamos gerenciamento de projetos a partir do PMBoK, aprendemos que todo projeto constrói algo único e tem duração finita. Isso significa que projetos não duram para sempre e devem entregar algo que ainda não foi construído antes. Nos meus cursos, falo sempre do exemplo de uma construção civil. Podem existir diversos condomínios de apartamentos com a mesma arquitetura e desenho, mas cada um terá seu próprio número em uma rua distinta. Cada um será uma entrega diferente, única, e no processo de construção diferentes fatores impactarão o resultado final e os objetivos determinados para aquela obra.

Trabalhar sem previsão para o término é típico em operações: seu contrato de trabalho tem previsão de término? A maior parte dos cidadãos brasileiros trabalha em operações. São poucas empresas que trabalham por projeto. Projetos terminam, operações duram enquanto houver necessidade para sua existência. Você sabe o que é uma operação? Basta pensar na central telefônica da NET ou da GVT: são operações que existirão enquanto estas empresas oferecerem seus serviços para o público. Dentro da operação, contudo, podem existir projetos. Imagine que ao criar um novo serviço, a NET precise treinar seus funcionários. A NET pode optar por contratar uma empresa terceirizada para oferecer este treinamento e esta terceirizada pode organizar esta entrega única em forma de projeto.

Eu atuo como Gestor de Projetos e ofereço este serviço de forma recorrente para a organização que me contratou. Eu, como profissional, atuo em uma operação que oferece serviços contínuos de gerenciamento de projetos. Está pegando o ritmo? Deixa seu comentário com tua dúvida que ficarei feliz em te ajudar!

Referências

GUIA PMI/PMBOK. Guide to the Project Management Body of Knowledge, Project Management Institute.
ISO 21500
:2012 Guidance on project management.
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As Melhores Práticas. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Artigo escrito com o apoio e com pesquisas oferecidas por Ananka Araújo, amiga e Especialista em Gerenciamento de Projetos.

Deixe seu feedback em nossa página!

Conecte-se com o Professor Frederico Aranha no LinkedIn e fique por dentro dos novos posts sobre gerenciamento e muito mais!

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,