O que significa baseline de um projeto?

O que significa baseline de um projeto

O-que-significa-baseline-de-um-projeto

A baseline é um guia de um projeto com todas as alterações aprovadas. Mas você sabe o que realmente significa baseline no seu projeto?

Normalmente durante a fase de planejamento do projeto, a baseline ou linha de base é definida e fica preparada para que o gerente de projeto possa acompanhar e controlar o andamento do projeto.

Em essência a linha do tempo são os dados de referência de todo o planejamento do projeto.

O baseline é um modelo, um guia do que foi planejado já com tudo ou a maioria do que foi estabelecido e aprovado, ou seja, é a amostra visual de que o projeto está pronto para ser iniciado ou continuado.

Quando salvamos uma linha de base do projeto, estamos tirando uma espécie de “fotografia” daquele momento do plano do projeto.

Gosto muito do exemplo que o StakeholderNews usa neste artigo, quando fala que o ponto de partida do chef profissional – a receita e a foto do prato – é a linha de base. Isso é o que você acha que vai conseguir quando você começa a cozinhar. O que você obtém no final é muito diferente. Não necessariamente errado, mas só não é o que você pensou que você teria devido às alterações feitas ao longo do caminho.

Esta linha de base serve para o acompanhamento de projetos, ou seja, mostra um caminho claro pelo qual o projeto deverá seguir.

O baseline permite a comparação entre o “previsto” e o “realizado” e dá elementos de avaliação tanto para o projeto em andamento quanto para outros projetos semelhantes, pois analisando as causas elimina-se os efeitos e se estabelece uma relação de realidade entre o previsto e realizado, minimizando seus desvios.

Veja quais são as linhas de base que um projeto segue:

Tempo: O baseline de tempo é a que gera um calendário para o projeto. Nela especifica-se datas e distribuição de atividades de maneira que uma cadeia com todos os acontecimentos em ordem cronológica será construída.

Custo: A linha de base de custo é um orçamento referencial de quanto se pode investir no projeto. Este orçamento é realizado com base em informações de projetos anteriores e disposição financeira da empresa.

Escopo: É a definição de tudo o que se pretende “produzir” com o projeto que está sendo gerenciado.

Qualidade: São métricas identificando as qualidades que se espera obter com os produtos do projeto.

Estas linhas de base servirão como ponto de referência para o acompanhamento do andamento da execução do projeto em relação ao seu planejamento.

A cada mudança que é aprovada para ser executada, atualiza-se as linhas de base do  projeto para novos acompanhamentos, monitoramentos e controle.

Como podemos perceber a baseline dita o andamento de muita coisa durante o projeto e, para o gerente de projetos principalmente, é muito importante entender como devemos olhar para ela durante o andamento do nosso projeto.

A principal vantagem da baseline é podermos sempre avaliar a situação atual do nosso projeto, comparando, por exemplo, o cronograma corrente com o que imaginamos que seria a execução do projeto na baseline, e assim podermos ter informações para as nossas tomadas de decisões.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,