O valor das boas práticas e o cuidado com as promessas

O valor das boas práticas e o cuidado com as promessas

O valor das boas práticas e o cuidado com as promessasUm pouco de realismo e paciência não faz mal a ninguém. Isso são exemplos de boas práticas na implementação de um produto ou serviço.

Algumas consultorias que oferecem serviços de implementação de boas práticas acabam se valendo do excesso de otimismo dos gestores e usam um argumento de vendas que é quase sempre infalível: Os ganhos rápidos (quick wins).
É claro que tudo que o empresário, CIO ou Gerente de TI quer ouvir é que o seu investimento terá retorno rápido, fácil e garantido. O problema é que, em geral, não se leva em consideração a cultura da empresa, o nível de maturidade dos processos e, principalmente, o fator humano e as suas resistências à mudança.
Sem dúvida, a implementação de boas práticas e a adoção da ITIL trazem benefícios para a área de TI e para o negócio. A questão é a que custo e em quanto tempo esses benefícios se tornam visíveis na organização e mais ainda, quando os impactos nos resultados passam a ser percebidos?
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Pensando nisso, as empresas têm procurado cada vez mais contratar profissionais certificados e com experiência, pois isso ajudaria a superar alguns dos principais obstáculos e encurtaria alguns caminhos.
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O valor das boas práticas e o cuidado com as promessas

Um profissional certificado ITIL Foundations, por exemplo, já entra na organização com um mind set diferente. Ele traz o conceito e a cultura de serviços de TI pronta pra ser colocada em prática. As vezes, é mais fácil trazer esse profissional de fora, que teria maior adaptação à cultura da empresa e adequação de seus conhecimentos à essa realidade, ao invés de buscar alguém da própria operação, treiná-lo e convencê-lo a mudar sua maneira de atuação em benefício da organização.
É importante não subestimar o tempo necessário para se implementar uma mudança cultural, levando em conta os fatores emocionais e os interesses de cada departamento, grupo ou pessoa. Uma mudança pode ser implementada rapidamente, mas se as resistências não forem tratadas, essa mudança não se sustenta e em pouco tempo as coisas voltam a ser feitas como anteriormente.
Portando, planeje a adoção do ITIL como modelo de gestão de serviços de TI e procure obter ganhos rápidos, mas sem deixar de lado a visão de longo prazo e os benefícios que podem não ser tão visíveis de imediato.


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