O valor de negócio e a priorização do Product Backlog - Site Campus

O valor de negócio e a priorização do Product Backlog

O valor de negócio e a priorização do Product BacklogO Scrum se torna atraente e cria valor para o negócio quando mostra como criar serviços que atendem todas as partes interessadas da melhor forma possível!

Oferecer o máximo valor comercial em um período de tempo mínimo é uma ideia que já está arraigada no Scrum. Mas não está claro se o valor de negócio pode ser alcançado através da redução de custos envolvidos, aumentando a receita final, aumentando o prazer do cliente, minimizando o risco ou aumentando a capacidade organizacional.

Valor do negócio é subjetivo e exige o equilíbrio de uma grande quantidade de informações com base em muitas prioridades de mudança que se espera com o projeto Scrum.

E obviamente, o Product Owner usa-o como um indicador para priorizar o backlog do produto, afinal entender o que precisa ser desenvolvido com base na geração de valor para o cliente é uma das bases fundamentais do Scrum.

Antes… Vamos revisar alguns conceitos!

No Scrum, framework para gerenciamento ágil de projetos, existem alguns papeis. Dentre eles, o de Product Owner, ou Dono do Produto. Ele é o responsável por criar o backlog do produto, ou a lista priorizada de entregas e atividades que irão gerar o produto final que o cliente deseja – esta lista deverá ser criada a partir da interação do Dono do Produto com o cliente, sendo o Dono do Produto o representante da voz do cliente na organização desenvolvedora.

Gerando Valor!

A priorização do backlog do produto inclui muitas outras variáveis e atributos. Portanto, a priorização com base no valor do negócio não deve ser a única abordagem.

Um bom Product Owner deve ter uma forte compreensão da visão do produto e um bom relacionamento com o cliente e a equipe de desenvolvimento. Ainda é preciso levar em conta o cálculo do risco e do esforço de cada item a ser desenvolvido, ao mesmo tempo em que prioriza os itens do backlog.

Ainda é o Product Owner quem deve ser capaz de prever o valor positivo para o negócio após o produto ser entregue e o valor negativo do negócio que poderá vir enraizado, com base nos riscos levantados.

As partes interessadas e a alta administração de uma empresa decidem o que deve ser levado em conta para ser compreendido como geração de valor, afinal, o conceito de “valor gerado” muda de negócio para negócio e de projeto para projeto. O Product Owner deve conhecer o cenário onde o trabalho está se desenrolando e onde a empresa cliente está inserida. Isso é chave!

Um acordo comum entre as partes interessadas é de que o Product Owner deve ser o responsável geral pela definição das prioridades do backlog.

Com isso em mente fica claro para você entender o importante papel do Product Owner ao conduzir da melhor maneira a priorização do backlog e conseguir gerar valor para o cliente com aquilo que está sendo desenvolvido.

O Scrum existe para gerar valor para o cliente, mas apenas usar Scrum por usar não garante sucesso.

Saber o que precisa ser feito e quando precisa ser feito, mostra para todos os envolvidos no projeto que realmente o Scrum está fazendo sentido.

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