Saiba de onde vem o nome Scrum e qual é a sua inspiração

A origem do nome Scrum

A origem do nome Scrum

Você sabe de onde surgiu o nome Scrum? Conheça a origem do nome Scrum e a qual a relação disso com o rugby!

Você conhece o Rugby? Rugby é um esporte com muito contato físico, em sua forma mais comum de jogo, são 15 jogadores por time que jogam 80 minutos divididos em dois tempos. Neste longo período, cada time defende-se utilizando o corpo como principal armadura e colocando o pescoço à prêmio. Os jogadores colocam o próprio corpo em risco para livrar o companheiro de time de ser pisoteado, esmagado ou algo que o valha.

Esse tipo de entrega cria uma relação praticamente familiar entre os jogadores, mas, obviamente, o jogo possui regras, estratégias e formas diferentes de jogar. Afinal, é um esporte!

O nome Scrum foi inspirado em uma jogada de Rugby.

Geralmente utilizada após alguma penalização para reinício do jogo, não são todos os jogadores que podem formar um scrum. Só oito jogadores de cada time podem participar, formando a jogada no exato lugar onde a penalização ocorreu.

Após uma reunião de jogadores em torno da bola, a jogada tem o objetivo de retirar os obstáculos à frente do jogador que correrá com a bola, para que ele possa avançar o máximo possível no campo e marcar pontos.

Scrum não é uma sigla. Então, não precisa sair por aí escrevendo SCRUM em caixa alta, ok? A palavra Scrum tem origem na expressão inglesa scrimmage, que se formos fazer uma tradução literal significa escaramuça. Escaramuça é qualquer luta de pequenas proporções ou uma breve luta durante investida militar entre pequenos grupos de soldados.

O termo “Scrum” foi retirado de uma referência dos autores Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka em sua publicação, o The Game Development New New Product.

Os autores usaram o Rugby para descrever de maneira perfeita a importância de equipes em conjunto e unidas para resolver problemas complexos em geral.

O Scrum em sua essência, seja no rugby ou como metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços, sempre vai procurar representar o trabalho em equipe, a sincronia, força e inteligência utilizadas juntas para algum objetivo.

Clique aqui e veja uma aula sobre certificações em agile do nosso curso preparatório para as certificações PSM e PSPO da Scrum.org – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Black Week Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,